O Comitê Municipal do PCdoB de Ilhéus parabeniza a cacica Tupinambá de Olivença, Maria Valdelice Amaral de Jesus, pelo título de Doutora Honoris Causa concedido pelo Conselho Universitário (Consu) da Universidade Estadual de Santa Cruz (UESC) durante reunião na última segunda-feira, dia 10 de fevereiro.
A instituição de ensino superior estadual também fez um reconhecimento a outras personalidades importantes, entre essas: o governador da Bahia, Jerônimo Rodrigues, ao esportista Isaquias Queiroz, ao médico Sílvio Porto e a liderança indígena Maura Rosa Vieira Titiah.
A aprovação do título concedido a Valdelice Amaral (Jamapoty), segunda mulher cacique do Brasil, faz jus a história de luta dessa importante liderança do povo do Território Indígena (TI) Tupinambá de Olivença. Ela é uma referência importante para Ilhéus e região na defesa dos povos originários e na demarcação de suas terras.
Este momento também representa, um importante marco para reafirmar a defesa das pautas indígenas, entre elas, a demarcação do TI Tupinambá de Olivença – questão fundamental para a preservação da cultura e uma reparação histórica para povo indígena do Sul da Bahia.
Comitê Municipal do PCdoB de Ilhéus
12/02/2025
Related posts

