Foram realizados 55.915 exames laboratoriais ambulatoriais, 2.740 procedimentos para diagnósticos, 758 procedimentos de Hemodinâmica, 3.072 cirurgias, 6.498 consultas médicas especializadas e 14.245 atendimentos na emergência, que resulta o número expressivo de 83.228 procedimentos
O Hospital Regional Costa do Cacau (HRCC), unidade da Secretaria da Saúde do Estado da Bahia (Sesab) gerida pela Fundação Fabamed, divulgou o número de atividades realizadas no primeiro semestre de 2025. Os dados são referentes à produção cirúrgica e assistência ambulatorial e reforça o compromisso da instituição com a saúde da população baiana, consolidando sua posição como um centro de referência na região sul do Estado.
Este relatório detalha os principais indicadores de desempenho e evidencia a capacidade operacional e a qualidade dos serviços prestados pelo HRCC no período de janeiro a junho deste ano.
O Centro Cirúrgico do HRCC demonstrou um volume significativo de procedimentos, com um total de 3.072 cirurgias realizadas. A distribuição mensal desses procedimentos reflete uma demanda constante e a capacidade do hospital em atender às necessidades da população.
Em janeiro, foram realizadas 447 cirurgias, seguido por um aumento em fevereiro, com 504. Março registrou 467, enquanto abril se destacou como o mês de maior produção, com 584 procedimentos cirúrgicos. Maio e junho mantiveram um ritmo elevado, com 542 e 528, respectivamente. Esses números sinalizam a eficiência e a dedicação das equipes cirúrgicas e de apoio do HRCC.
Na assistência ambulatorial, o HRCC realizou uma vasta gama de procedimentos diagnósticos e clínicos, demonstrando a abrangência dos serviços oferecidos. Referente a procedimentos com finalidade diagnóstica no ambulatório foi registrado um total impressionante de 58.732 atendimentos. A evolução mensal foi notável, iniciando com 7.471 em janeiro e crescendo consistentemente para 13.199 em junho, indicando uma crescente demanda e a confiança da população nos serviços de diagnóstico do hospital.
O que englobou atendimentos médicos e não médico no ambulatório e na emergência, totalizou 38.645 atendimentos no mesmo período. Ainda foi mantida uma alta performance ao longo do semestre, com picos em março (7.693) e abril (8.426), refletindo a importância do HRCC no acompanhamento e tratamento de diversas condições clínicas.
Referente a cirurgias ambulatoriais foram realizados 427 procedimentos. Embora o mês de janeiro não tenha registrado procedimentos, houve um crescimento significativo a partir de fevereiro (87), com o maior volume em maio (108), consolidando a capacidade do hospital em realizar intervenções cirúrgicas de menor complexidade em regime ambulatorial, otimizando o tempo de recuperação dos pacientes e a rotatividade dos leitos.
Por fim, ainda ocorreu um destaque para 7 captações de múltiplos órgãos e 33 córneas, nos primeiros seis meses de 2025. Cada doação conseguida pela equipe do HRCC representa esperança de vida para aqueles que esperam na fila de transplante.
Para Julio Musse, diretor-geral do HRCC, os dados apresentados do primeiro semestre de 2025 reforçam o papel fundamental da unidade como pilar da saúde pública na Bahia. “Nossa alta produtividade em cirurgias e a vasta oferta de procedimentos ambulatoriais demonstram a dedicação e a competência das equipes do HRCC e da Fundação Fabamed na gestão hospitalar. O compromisso com a excelência no atendimento e a capacidade de resposta às demandas da população consolidam, cada vez mais, a nossa instituição como referência em saúde pública”, destacou.
Related posts
 
 
	
 
                     (73) 99982-9064
 (73) 99982-9064

 
			
        