A abertura contará com uma palestra do sociólogo e escritor Jessé Souza
A 8ª Festa Literária Ilhéus (FLI) começa nesta terça-feira, dia 29 de julho, e segue até dia 31, com uma programação recheada de atividades para avivar o hábito da leitura e valorizar a produção literária. Durante o dia, acontecem diversas ações, nas praças Pedro Mattos e Dom Eduardo, no centro histórico da cidade.
A agenda prevê flash mobi literário, sussurros poéticos, apresentações artísticas e culturais, leitura de livros e um show da Orquestra Gongombira de Percussão, às 20h30min, tudo ao ar livre.
A abertura oficial da 8ª FLI será às 18 horas, no Teatro Municipal de Ilhéus, com as presenças do reitor e vice-reitor da Uesc – Universidade Estadual de Santa Cruz, Alessandro Fernandes e Maurício Moreau, do prefeito de Ilhéus, Valderico Júnior, do diretor-geral da Fundação Pedro Calmon (FPC), Sandro Magalhães, da representante da secretaria de Educação do Estado da Bahia, Joyce da Paixão, diretor da Comunidade Tia Marita, Pawlo Cidade, entre outras autoridades.
A noite de abertura será estrelada também com uma palestra do sociólogo e escritor Jessé Souza, sobre o tema “Brasil, mostra tua cara: lutas e labutas entre raça e classe”, com intermediação a do professor Flávio Gonçalves, da Uesc.
Haverá também o lançamento do Prêmio Sosígenes Costa de Poesia e homenagens a personalidades da literatura e da cultura regional, como Elvira Foeppel, Jorge Medauar, Adonias Filho, André Rosa e Mestre Virgílio. O tema da 8ª FLI é “A literatura centenária de homens e mulheres do Sul da Bahia.”
A programação da Festa Literária de Ilhéus prossegue na quarta-feira, dia 30, com mais atividades e apresentações ao ar livre, nas praças em frente ao Teatro Municipal, onde haverá rodas de conversa durante a tarde. Oficinas e diálogos literários serão realizadas na sede da Academia de Letras de Ilhéus e nos auditórios do Ilhéus Praia Hotel e de A Parceria Contabilidade, todos localizados na Rua Antonio Lavigne de Lemos.
A professora Rita Virginia Argolo, diretora da Editora da Uesc e uma das coordenadoras do evento, ressalta que o objetivo do evento é reunir escritores, artistas e o público em geral para refletir sobre literatura, artes e suas conexões com educação, inclusão e liberdade, com programação especialvoltada ao público infantil .
E tem mais: shows musicais de Armandinho e Banda, Bomjuni, Laiô, Bia Berbert, Banda Pier 5, Orquestra Gongombira de Percussão, Flash Mob Literário, Balé Afro Batukejeje, Teatro Popular de Ilhéus, entre outras atrações.
A FLI foi contemplada no Edital de Apoio às Festas, Feiras e Festivais Literários (nº 01/2024), por meio do Programa Bahia Literária, com apoio do Governo do Estado da Bahia, através da Secretaria da Educação e da Secretaria de Cultura, via Fundação Pedro Calmon.
O edital integra a política de fomento à execução de ações culturais, conforme o Decreto Federal nº 11.453/2023, a Política Estadual de Cultura (Lei nº 12.365/2011), o Plano Estadual de Cultura (Lei nº 13.193/2014), o Plano Estadual de Educação da Bahia (Lei nº 13.559/2016) e a Lei Federal nº 14.133/2021. O projeto conta ainda com apoio cultural do Instituto de Radiodifusão Educativa da Bahia (IRDEB), vinculado à Secretaria da Educação do Estado da Bahia, por meio da Rádio Educadora FM e da TVE Bahia.
Siga o instagram @fli_oficial e fique por dentro de toda programação.
Related posts

