Encontro reuniu empreendedores dos setores de alimentos, chocolate, turismo e artesanato
Na última terça-feira (2), o Sebrae realizou o Conecta Sul Bahia, no Hotel Praia do Sol, em Ilhéus. O evento reuniu 54 compradores e 38 fornecedores dos setores de alimentos, chocolate, turismo e artesanato, com o objetivo de promover conexões de negócios e fortalecer a economia regional. A programação incluiu uma rodada de negócios e a palestra “Quiet Luxury e a Experiência do Cliente – um aprendizado para os negócios do turismo”, ministrada pelo consultor Aldir Parisi.
De acordo com a consultora estadual do Sebrae, Sueli de Paula, a iniciativa faz parte do projeto Agente de Mercado e busca aproximar pequenos fornecedores de diferentes compradores. “Esse projeto tem o objetivo de aproximar fornecedores de pequenos negócios a compradores diversos, que podem ser de pequeno, médio ou grande porte. Durante o evento, realizamos encontros individuais entre vendedores e compradores, apoiados pelos consultores, sempre com foco em aumentar as vendas das pequenas empresas”, explicou.
O consultor e palestrante Aldir Parisi destacou que a proposta do encontro está alinhada com uma tendência global no setor turístico. “Hoje o turista busca experiências únicas e autênticas, que valorizem a cultura e os produtos locais. O conceito de ‘Quiet Luxury’ mostra que o simples pode ser sofisticado, e que elementos regionais, como artesanato, gastronomia e hospitalidade, fazem toda a diferença na experiência do visitante. É isso que torna destinos como Ilhéus mais atrativos”, ressaltou.
Para a gerente regional do Sebrae, Claudiana Figueiredo, o Conecta Sul Bahia abre novas oportunidades de mercado para os empreendedores locais. “Nosso objetivo é aproximar quem produz de quem compra, criando conexões entre a indústria de alimentos, o segmento de turismo e o agronegócio. Queremos que os vendedores saiam com muitos negócios realizados e que os compradores possam oferecer aos seus clientes produtos com a identidade do Sul da Bahia, fortalecendo a experiência de consumo”, destacou.
Entre os participantes, os sócios do Abarajé da Mônica, Carla Mendonça e Evandro Moura, comemoraram os resultados. Eles relatam que conheceram novos compradores e apresentaram seus produtos, como o acarajé e abará congelado, superando as barreiras e tornando o empreendimento mais conhecido no mercado.
Os empreendedores da duSena, Francisco Uilson Júnior e Andriely Ferreira Sena, também relataram que havia dificuldade para chegar nos compradores certos, mas o evento proporcionou que conversassem num único dia com mais de dez empresas, além de conseguir fechar negócios e acelerar em 10% o processo produtivo.
Já a empresária Leila Miyazato, do Praia Bela, destacou a praticidade da rodada de negócios. “É uma iniciativa inovadora, que facilita muito o contato com fornecedores. Em um só dia conseguimos fechar novas parcerias e reforçar laços com antigos parceiros. O Sebrae organiza tudo de forma muito prática, o que faz toda diferença no nosso dia a dia”, disse.
O Conecta Sul Bahia integra o programa Sebrae Conecta, que oferece parcerias, capacitações e soluções digitais para ajudar os empreendedores a vender mais, organizar as finanças e melhorar a gestão dos negócios.
Related posts

