Encontro online acontece na próxima segunda-feira (8), e faz parte do projeto “O fio da cena: tecendo memória do TPI – 30 anos
Um dos nomes mais importantes da dramaturgia e da gestão cultural baiana será o convidado do quinto episódio da série de lives “O fio da cena: tecendo memórias do TPI – 30 anos”. Na próxima segunda-feira (8), às 19h, o dramaturgo e diretor teatral Márcio Meirelles participa da conversa “Do Teatro dos Novos ao Teatro Popular de Ilhéus – Conexão e legado de Équio Reis”, transmitida pelo canal do TPI no YouTube. A mediação será do diretor e dramaturgo da companhia, Romualdo Lisboa.
A presença de Meirelles dá ao episódio um caráter especial. Criador do Bando de Teatro Olodum, diretor do Teatro Vila Velha e secretário de Cultura da Bahia entre 2007 e 2011, ele é reconhecido como uma das vozes mais ativas e inovadoras do teatro brasileiro contemporâneo.
Sua trajetória conecta-se à de Équio Reis, fundador do Teatro Popular de Ilhéus, em uma partilha de ideias e práticas artísticas que ajudaram a fortalecer a cena teatral no estado. Équio foi também um dos fundadores do Teatro Vila Velha e da Companhia dos Novos.
O fio da cena – A série “O fio da cena” acontece semanalmente até dezembro e funciona como um grande “banco de memórias vivas” do TPI. Cada episódio reúne artistas, técnicos e parceiros para revisitar bastidores, processos criativos e histórias que marcaram os 30 anos de atuação da companhia. Para Lisboa, o projeto é uma forma de preservar relatos fundamentais para a história do teatro no Brasil, “mantendo viva a memória de quem ajudou a construir esse caminho”.
Teatro Popular de Ilhéus – O Teatro Popular de Ilhéus é uma instituição cultural privada, parcialmente financiada pelo programa de Ações Continuadas da Secretaria de Cultura da Bahia, com recursos do Fundo de Cultura e do Governo do Estado.
Atualmente, o TPI está sediado temporariamente nas instalações da UESC, em parceria realizada por meio da Pró-Reitoria de Extensão, Departamento de Letras, Núcleo de Artes e Observatório Astronômico da UESC.
PNAB – Este projeto foi contemplado nos Editais da Política Nacional Aldir Blanc Bahia e tem apoio financeiro do Governo do Estado da Bahia, por meio da Secretaria de Cultura do Estado via PNAB, direcionada pelo Ministério da Cultura – Governo Federal.
Programação de setembro:
• 8/9 – Do Teatro dos Novos ao Teatro Popular de Ilhéus – Conexão e legado de Équio Reis | Convidado: Márcio Meirelles
• 15/9 – A criação do núcleo para infâncias | Tânia Barbosa, Amaurih Oliveira e Geisa Pena
• 22/9 – Improviso, Oxente! | Felipe de Paula Souza, Socorro Mendonça e Rui Rocha
• 29/9 – Manual para derrubar o Prefeito de sua cidade – apontamentos sobre Teodorico | Karoline Vital e José Nazal Pacheco Soub
Serviço:
Live O fio da cena: tecendo memórias do TPI – 30 anos
Episódio 5 – Do Teatro dos Novos ao Teatro Popular de Ilhéus – Conexão e legado de Équio Reis
Data: 8 de agosto (quinta-feira), às 19h
Transmissão: Canal do Teatro Popular de Ilhéus no YouTube
*Mais informações:*
Instagram – @teatropopulardeilheus
YouTube – Teatro Popular de Ilhéus
Site – www.teatropopulardeilheus.com.br
Crédito de fotógrafo para a foto de Márcio Meirelles:
JOÃO MILET MEIRELLES
*Yordan Bosco (MTB – 2992)*
*Teatro Popular de Ilhéus*
*Assessoria de Comunicação*
*(71) 99133-7282*
Related posts

