Projeto destaca o tema do sagrado feminino e a força da arte feita por mulheres com apresentações de músicas autorais

A cidade de Ilhéus recebe nos dias 9, 10, 11 e 15 de outubro, a exibição do curta-metragem Mulher Sagrada, acompanhada de um bate-papo musicado com as artistas Adriana Duchat, Naiara Gramacho e Ana Diniz. O projeto percorre diferentes espaços culturais e comunitários da cidade, levando reflexões sobre o sagrado feminino e a potência da arte produzida por mulheres. Os eventos são abertos ao público e com entrada gratuita ( veja o calendário das apresentações no fim da matéria).

Criado em 2024, com apoio da Lei Paulo Gustavo Bahia, o documentário nasceu do encontro entre oito mulheres multiartistas, que compartilharam experiências, saberes e processos criativos em conexão com a natureza, a ancestralidade e os ciclos femininos. O resultado foi uma obra sensível, que revela a subjetividade feminina e reafirma a mulher como portadora de um saber profundo e transformador.

Sagrado feminino — tema central do documentário — é apresentado de forma acessível e poética. Trata-se de uma visão que enaltece a intuição, os ciclos, a ancestralidade e a força coletiva das mulheres. O filme mostra como o contato com os elementos da natureza — fogo, água, vento e terra — inspira a percepção de que ser mulher é também reconhecer-se como parte da própria natureza.
Naiara Gramacho, diretora do documentário Mulher Sagrada, conta que esses encontros é o propósito principal do projeto pois é nesse mergulho de experiência e trocas que as mulheres se fortalecem, se cuidam e se percebem tanto em subjetividade quanto na força coletiva.

Além da exibição do curta, o público terá a oportunidade de participar de um bate-papo musicado, no qual as artistas compartilham suas vivências e apresentam canções autorais. Música, poesia e performance se unem para criar uma experiência imersiva, que celebra a arte como instrumento de consciência e cura.

O projeto foi contemplado nos Editais da Política Nacional Aldir Blanc Ilhéus e tem apoio financeiro da Prefeitura Municipal de Ilhéus, por meio da Secretaria de Cultura, via PNAB, direcionada pelo Ministério da Cultura – Governo Federal.
As exibições acontecem em quatro pontos de Ilhéus:

• 09/10 Aldeia Itapoã, Olivença – 19h
• 10/10 Centro Cooperativo de Desenvolvimento Humano, Ponta do Ramo – 18h
• 11/10 Casa Vento Norte, São Domingos – 18h
• 15/10 Casa Durga, Sapetinga – 18h