A CVR Costa do Cacau realizou um encontro no Centro de Educação Ambiental para apresentar o cumprimento das Condicionantes, destacando a Agenda Socioambiental, que passa por ações junto à comunidade. O encontro reuniu representantes da Prefeitura de Ilhéus, Biosanear, Ecoari, Associação de Agentes Ambientais e Catadores de Materiais Reutilizáveis e Recicláveis de Itabuna-AACCRI, Cooperativa dos Catadores de Resíduos Sólidos Recicláveis Consciência Limpa- COOLIMPA e Associação Itariri.
Entre as ações desenvolvidas destacam-se programas de educação ambiental e de monitoramento de odores na área do empreendimento, oficinas socioambientais que atenderam mais de 2500 pessoas em 2025, visitas de associações, escolas, entidades e delegações de prefeituras à área do empreendimento, doação de mudas para a comunidade e coleta de materiais recicláveis como tampinhas para ONGs e participação de eventos com distribuição de cartilhas educativas sobre coleta seletiva.
Angelica Tomassini, coordenadora socioambiental da CVR, destaca que “a educação ambiental é regulamentada pelo Conselho Estadual do Meio Ambiente, que estabelece as diretrizes para as ações socioambientais no licenciamento do aterro sanitário. Estão prestando contas a comunidade e reforçando o nosso compromisso com a sustentabilidade e responsabilidade social”.
A CVR é parceira da Ecoari, AACRRI e Prefeitura de Itabuna no programa Conecta Recicla Itabuna, que envolve estudantes e conecta doadores, catadores e cooperativas por meio de uma plataforma lúdica e interativa. A engenheira ambiental da Ecoari e coordenadora do programa, Janaina Guerra, ressalta que “estamos conectando crianças, adolescentes e jovens de oito escolas da rede municipal, para sensibiliza-los sobre a destinação correta de resíduos sólidos e a importância da reciclagem, valorizando o meio ambiente e a inclusão socioprodutiva dos catadores e catadoras, unindo educação, tecnologia e sustentabilidade”.
Localizada numa área de 75 hectares às margens da rodovia Ilhéus-Itabuna, com 14 hectares para armazenamento de resíduos e o restante como área de proteção e reserva ambiental, a empresa recebe cerca de 1.700 toneladas por dia. A CVR atende 10 municípios, entre eles Itabuna, Itacaré, Ilhéus, Itajuipe, Ibicaraí e Uruçuca-Serra Grande, além de 63 empresas privadas. Para 2026, a meta é atingir 22 municípios sulbaianos.
Mirela Ribeiro, chefe da unidade de conservação e coleta de resíduos da Secretaria do Meio Ambiente em Ilhéus afirma que “a destinação correta de resíduos e a coleta seletiva valoriza o meio ambiente, gera renda para os catadores e contribui para a melhoria das condições de saúde e atrair novos investimentos para o município.
A CVR Costa do Cacau tem apoiado a atuação de cooperativas e associações de catadores no Sul da Bahia, em ações de capacitação, fornecimento de material e participação em festas populares como Carnaval, São João, Itapedro para a coleta de produtos recicláveis. A presidente da COOLIMPA, que reúne 30 famílias de catadores, Deizimeire da Silva Souza, “a parceria com a CVR amplia a nossa atuação, nos dá visibilidade e gera emprego para dezenas de famílias, além de beneficiar toda a cidade”.
O gestor da CVR Costa do Cacau, Maurício Ramos Sena, afirmou que “além de ser a empresa responsável pela gestão dos resíduos na região da Costa do Cacau credenciada pelo INEMA e IBAMA, visamos ser referência na atuação de atividades em prol do meio ambiente e da sociedade. Pretendemos dialogar e engajar nossos parceiros, a fim de unir esforços e lutar por um objetivo comum, que é transformar vidas com o desenvolvimento sustentável”.
Related posts
(73) 99982-9064

