Em comemoração aos 200 anos de fundação e de atuação no cotidiano para proteger a sociedade baiana, a Polícia Militar celebra esse marco histórico com uma solenidade cívico-militar às 16h30 na segundafeira, 17 de fevereiro de 2025, realizada na Av. Soares Lopes, em frente ao Centro Histórico de Ilhéus. A programação do bicentenário da PMBA envolverá também rituais militares e o desfile de 320 militares das tropas da região sul.
Criada oficialmente por um Decreto Imperial em 17 de fevereiro de 1825, chancelado por D. Pedro I, a Polícia Militar da Bahia, então intitulada “Corpo de Polícia”, acumula participações marcantes em fatos históricos do Brasil, a exemplo da Guerra de Canudos e Guerra do Paraguai.
Ao longo dos 200 anos, 64 comandantes estiveram à frente da instituição, incluindo o coronel Paulo Coutinho que atualmente comanda uma tropa com um pouco mais de 33 mil integrantes da ativa a serviço da população.
MEDALHA COMEMORATIVA DOS 200 ANOS
Criada pelo Decreto nº 21.166, de 16 de fevereiro de 2022, é destinada a condecorar personalidades civis e militares pelas ações em favor desta bissecular instituição, que contribuíram para construção de sua longeva e gloriosa história, bem como para o enaltecimento dos seus grandiosos valores. Na solenidade que ocorreu no dia 03 de fevereiro de 2025, na Vila Policial Militar do Bonfim, a medalha foi concedida a 418 autoridades, oficiais e praças da corporação.
CANÇÃO “BICENTENÁRIA PMBA”
A canção “Bicentenária PMBA” foi lançada com letra e música dos policiais militares Vinícius Aragão, Vailson Barbosa e Lucas Borges, interpretada pelo cantor Jau. A música pode ser ouvida através do canal do Youtube da PMBA: youtube.com/pmdabahia.
A PMBA
Mais de 33 mil homens e mulheres da Polícia Militar da Bahia atuam diariamente no policiamento ostensivo para proteger 14 milhões de habitantes dos 417 municípios e nas mais diversas modalidades. Seja a pé, embarcado em viaturas, motocicletas, bicicletas, cavalos, aviões,
helicópteros e uso de drones, o efetivo está 24 horas de prontidão para preservar vidas, o patrimônio público e manter a ordem.
Com base na hierarquia e disciplina, os policiais militares abraçaram uma profissão tão desafiadora que chegam a arriscar a própria vida no desempenho dela. Mas a corporação é tão múltipla que vai muito além da atividade fim, que é o policiamento ostensivo. Atua de forma preventiva nas escolas para conscientizar crianças e adolescentes sobre os malefícios das drogas. Esse trabalho já resultou em um milhão de jovens que passaram por esses ensinamentos nas escolas. Ainda na área educacional possui 16 unidades dos Colégios da Polícia Militar (CPM) na Bahia e atende atualmente mais de 14 mil alunos (Ensino Médio, Fundamental e creche). Ainda na docência forma alunos tanto nos cursos para soldados, através do Centro de Formação e Aperfeiçoamento de Praças (CFAP), quanto para a formação de oficiais, por meio da Academia de Polícia Militar (APM), além do aperfeiçoamento da tropa em geral.
A PM possui uma estrutura com grandes comandos, batalhões, companhias independentes e unidades táticas e especializadas. Crimes específicos são coibidos e ações preventivas são realizadas para a proteção da mulher, de jovens estudantes, para garantir a liberdade religiosa, no policiamento de eventos, no atendimento especializado ao turista, na proteção contra crimes ambientais, na repressão aos crimes contra roubos a ônibus e a veículos.
Além disso, a corporação tem efetivo capacitado em patrulhamento tático e para atuar em todos biomas do estado, no policiamento rodoviário estadual e em grandes eventos, a exemplo do carnaval de Salvador, que reúne quase 11 milhões de pessoas, quando a atuação da Polícia Militar é fundamental para não ocorrer registro de ocorrências graves.
Utilizando a arte como ferramenta de transformação social e para aproximar pessoas através de ações de entretenimento, a PM tem núcleos de Teatro, Coral e Banda de Música, que se apresentam em instituições filantrópicas, escolas. Outras ações sociais também relevantes acontecem no cotidiano das comunidades onde estão
inseridas as 19 Bases Comunitárias de Segurança, que ficam em áreas consideradas mais sensíveis e com atenção especial sobre os índices criminais.
Anualmente, a PM aborda mais de oito milhões de pessoas e mais de três milhões de veículos. Essas abordagens e operações resultam na prisão em flagrante de mais de nove mil pessoas por ano, na apreensão de 1.016 adolescentes, mais de 7.045 Termos Circunstanciados de Ocorrência (TCO) registrado e no cumprimento de 1.541 mandados de prisão. As ações operacionais tem resultado em significativas reduções dos índices criminais e as melhorias das condições de trabalho da tropa tem sido motivadoras para a corporação seguir avançando na produtividade operacional e na aproximação com a população baiana, sendo sempre uma Força a serviço do cidadão!
Roteiro da Solenidade dos 200 anos
1. Anúncio da comitiva de autoridades
2. Honras militares
3. Abertura – Leitura do Decreto Imperial de Criação
4. Hino ao Dois de Julho
5. Continência aos Veteranos
6. Homenagem a personalidades
7. Homenagem aos policiais militares veteranos mais antigos da região
8. Homenagem aos policiais militares eleitos Padrão no ano 2024
10. Pronunciamentos
11. Canção Força Invicta
13. Desfile da Tropa
14. Encerramento
Composição das tropas do Desfile
1. Banda de Música Subtenente Fernando de Moraes, do 2º BEIC
2. 15º BPM/Itabuna
3. Companhias Independentes de Ilhéus
4. Pelotão de Policiais Femininas
5. Rondesp Sul (Companhia de Policiamento Tático)
6. CIPRv/Itabuna (Companhia de Policiamento Rodoviário)
7. CIPGd/Itabuna (Companhia de Policiamento de Guardas)
8. EsqdPMont/Itabuna (Cavalaria)
9. CIPE/Cacaueira (Companhia de Policiamento Especializado)
10. CIPPA/PS (Companhia de Policiamento Ambiental)
11. CPM Ilhéus (Pelotão de alunos)
12. Pelotão de Veteranos
13. 4º BBM/Itabuna (Corpo de Bombeiros Militares da Bahia)
14. Operação de Motopatrulhamento Carcará
15. Desfile de viaturas
Related posts

