secom bahia prefeitura ilheus pmi


Festival Gastronômico será realizado em dois circuitos do Pontal no mês de junho

0
237

O evento terá dois circuitos integrados: o primeiro no “L”compreendido entre as ruas Coronel Pessoa e Hermínio Ramos (trecho conhecido como Passarela do Álcool) e o segundo situado no “L” entre a Lanchonete Larika, na Avenida Lomanto Júnior, e a Fundação-Universidade Livre do Mar e da Mata (Maramata), na Avenida Litorânea Sul.

Durante encontro realizado nesta última terça-feira, dia 18, no Restaurante Manjericão, na Avenida Lomanto Júnior, no Pontal, zona sul de em Ilhéus, foi apresentada oficialmente a planta arquitetônica do Festival Gastronômico da Mata ao Mar, uma das iniciativas do Projeto Pontal Criativo. Além do secretário municipal de Turismo, Alcides Kruschewsky, a sétima reunião sobre o tema também foi prestigiada pelos representantes do Movimento Pontalense de Cidadania, Henrique Abobreira e José Rezende, a representante do Serviço Brasileiro de Apoio às Micro e Pequenas Empresas (Sebrae), Cláudia Iglesias, e a presidente do Instituto Nossa Ilhéus, Socorro Mendonça, além de moradores, lideranças comunitárias e proprietários de bares e restaurantes.

Previsto para ser realizado no período de 12 a 22 do mês de junho, o evento será aberto no Dia dos Namorados e será encerrado no domingo subsequente ao Feriado de Corpus Christi (quinta-feira, dia 19). De acordo o esboço da planta apresentada, o Festival Gastronômico terá dois circuitos integrados: o primeiro no “L”compreendido entre as ruas Coronel Pessoa e Hermínio Ramos (trecho conhecido como Passarela do Álcool) e o segundo situado no “L” entre a Lanchonete Larika, na Avenida Lomanto Júnior, e a Fundação-Universidade Livre do Mar e da Mata (Maramata), na Avenida Litorânea Sul.

O Festival Gastronômico da Mata ao Mar, que acontecerá em diversos bares e restaurantes localizados nos dois circuitos do evento, será enriquecido por apresentações culturais, concurso do melhor prato e cozinha-show com espaço para degustação gastronômica, além de estandes para a realização da Feira Criativa do Pontal, evento integrado de artes e negócios. “A ideia inicial é montar a feira na Praça São João ou nas proximidades da Maramata”, adianta o ex-vice-prefeito do município, Henrique Abobreira.

Para Alcides Kruschewsky, o Festival Gastronômico do Mar e da Mata reúne todas as condições para suprir uma imensa lacuna no calendário turístico do município. “Em função de seu enorme potencial, a nossa proposta é que ele seja um grande evento de Ilhéus realizado no Bairro do Pontal. Com isso, estaríamos formatando um produto capaz de sensibilizar toda a cadeia produtiva visando o fortalecimento da atividade turística e, consequentemente, das oportunidades de geração de emprego e renda”, completa.

Na visão de Alcides, outra característica que o Festival precisa adquirir é a sustentabilidade. “Infelizmente, nós sabemos que muitos projetos interessantes, ao longo dos anos, acabam desaparecendo em virtude da mudança de governos. Por isso, o Festival Gastronômico da Mata ao Mar precisa ser abraçado pela população”,conclui.

Requalificação – A coordenadora regional do Sebrae, Claudiana Figueiredo, chama atenção para o fato de que o Festival pode ultrapassar as fronteiras de um evento. “A ideia é que o Festival também trabalhe a questão da requalificação dos empreendimentos gastronômicos do Pontal. Isso significa dizer que estaremos elaborando um plano de melhoria para cada estabelecimento participante, incluindo as áreas de gestão, tecnologia e acesso ao mercado. Estruturando melhor esses empreendimentos, estaremos fortalecendo a economia, realidade essencial para o desenvolvimento”, enfatiza.

O Projeto Pontal Criativo contempla outras iniciativas, como a reforma completa da Praça São João Batista, o resgate do Clube Social do Pontal e a Feira Integrada de Artes e Negócios. Segundo Claudiana Figueiredo, a concepção de ‘Bairro Criativo’ passa pela capacidade da população identificar seus problemas e encontrar soluções sempre ‘de forma criativa’. “Os conceitos de bairro e economia criativa apresentam o desenvolvimento econômico sustentável calcado no talento das pessoas, realidade que amplifica as inúmeras oportunidades de emprego e renda”,afirma a coordenadora.

Apoio – Com apoio da Prefeitura Municipal de Ilhéus, através de suas diversas secretarias, e do Sebrae, que subsidia tecnicamente a iniciativa, o Projeto Pontal Criativo está sendo realizado pela própria população local, em parceria com diversas entidades, como o Movimento Pontalense de Cidadania, a Associação de Moradores do Pontal (Amop), o Instituto Nossa Ilhéus e a Casa da Cultura Popular (Casar), entre outros.

(Fonte: Prefeitura de Ilhéus)

Publique seu comentário

WordPress Lightbox