secom bahia prefeitura ilheus pmi


Salvador recebe Simpósio Internacional sobre envelhecimento

0
436
Resultado de imagem para envelhecimento

Imagem da web.

A partir de 2017, a Lei do Estatuto do Idoso garantiu prioridade especial para cidadãos maiores de 80 anos, estabelecendo, assim, uma nova graduação na concepção de idoso para aqueles com idades maiores ou menores a oito décadas de vida. Dados do IBGE de 2018 revelam que a expectativa de vida do brasileiro alcançou 76 anos, a maior média da história. Diante desse cenário, pergunta-se: como a sociedade posiciona-se frente as necessidades deste novo idoso? Como estão sendo (re) desenhadas as políticas públicas e sociais no âmbito da saúde, do direito, do lazer, da sexualidade, do trabalho e da aposentadoria? Esses e outros temas serão debatidos entre os dias 21 e 23 de março durante o Simpósio Internacional em Família: olhares interdisciplinares sobre o envelhecimento, realizado no Campus de Pituaçu da Universidade Católica do Salvador (UCSAL).

De acordo com Prof.ª Eliana Brito, uma das coordenadoras do Simpósio, o evento foi organizado por pesquisadoras do Grupo de Pesquisa Família, (Auto) Biografia e Poética (FABEP) do Programa de Pós-Graduação em Família na Sociedade Contemporânea da UCSAL. A especialista ressalta que a “ante o crescente envelhecimento da população mundial, aprofundar o debate nesta temática é fundamental para compreender este fenômeno para além dos aspectos clínicos e patológicos”.  A programação contempla a discussão de vários temas associados ao envelhecimento, tais como saúde, direito, família e intergeracionalidade, sexualidade, educação, corpo e espiritualidade.

O Simpósio contará com a participação de pesquisadores nacionais e internacionais que trabalham com a temática do envelhecimento, mas também com profissionais do mundo da arte, da dança e da poesia. Segundo a Prof.ª Eliana Brito, este evento é voltado para todas as pessoas que se interessam por este tema, incluindo familiares e profissionais que trabalham com idosos.

O Simpósio dispõe de vagas limitadas. A inscrição poderá ser feita pela internet, acessando o site http://noosfero.ucsal.br/simposio-internacional-em-familia/inscricoes. O valor da inscrição é de R$ 300,00 para profissionais, e de R$ 210,00 para estudantes, familiares ou cuidadores. A certificação será fornecida de acordo com a categoria definida na inscrição.

Publique seu comentário

WordPress Lightbox