Mundial de surf vai agitar Itacaré em outubro
Com status de cinco estrelas, o evento reunirá mais de 100 atletas de todo o mundo, distribuirá US$ 95 mil e contará com show do O Rappa.
Itacaré, no sul da Bahia, será a capital do surf mundial entre os dias 15 e 19 e outubro. Mais de 100 surfistas, de países dos quatro continentes, estarão na cidade para disputar o MAHALO SURF ECO FESTIVAL. A sexta edição da já tradicional prova será realizada no Sul do estado pela primeira vez e vai oferecer preciosos pontos aos atletas que brigam por vagas para integrar a elite do surf mundial em 2014.
Com realização da Dendê Produções e patrocínio da surf wear MAHALO, o evento promoverá ações ambientais e shows, com destaque pra a apresentação do O Rappa, da Diamba, de Tuca Fernandes e da Massa Sonora, no dia do encerramento (19). A banda carioca fará apresentação do novo álbum “Nunca tem Fim”, em show que percorre todo o país. No repertório, o grupo apresenta canções do novo álbum, além de músicas já consagradas de discos como Lado B Lado A, Acústico, Ao Vivo, entre outros.
Entre os surfistas já inscritos no evento, estão Peterson Crisanto (PR), Thomas Hermes (SC), Hizunumê Betero (SP), Messias Félix (CE), Ulisses Meira (PB) e os baianos Bino Lopes, Bruno Galini, Marco Fernandez e Ian Costa. Segundo informações da ASP South America, entidade que gerencia o surf profissional na Améria o Sul, um total de 86 surfistas de dez países já confirmaram participação na última etapa nível 4 estrelas do circuito.
EM BUSCA DO BICAMPEONATO
Campeão da prova em 2011, na Praia do Sesc, em Salvador, o atleta Bino Lopes treina forte para conquistar a competição mais uma vez. “Participar deste grande evento na minha terra já é um grande motivador. O fato da prova levar o nome do meu patrocinador é mais estimulante ainda e nos coloca uma certa responsabilidade, que particularmente gosto muito”, diz o surfista, que é o único baiano a conquistar uma etapa do mundial na Bahia e será o décimo cabeça de chave da competição.
MAHALO
Patrocinadora de grandes festivais nacionais de surf e do Panamericano de 2009, a MAHALO dará nome, pela primeira vez, a uma etapa da Association of Surfing Professionals (ASP). Uma das maiores redes de lojas do segmento do Brasil, com cerca de 30 estabelecimentos, o Grupo Mahalo, sediado em Salvador, é detentor da marca MAHALO, que nasceu na Califórnia em 82 e hoje é uma das grifes de surfwear mais influentes do país, além da Edye e da ASA Classic Wear.
“Fomentar o esporte sempre foi nosso principal lema, pois acreditamos que devemos retribuir tudo o que ele tem proporcionado para nós. Itacaré é um paraíso maravilhoso e, sem dúvida, é o palco ideal para este grande evento”, explica o diretor-presidente do Grupo MAHALO, Tony Almeida. “Será sem uma festa inesquecível para o surf brasileiro”, complementa.
SURF ECO FESTIVAL
O primeiro Surf Eco Festival aconteceu na paradisíaca e Praia do Forte, no município de Mata de São João, no litoral norte baiano. Em 2009, o campeonato mudou para a capital, Salvador, ficando dois anos na Praia de Armação e os outros dois na Praia de Jaguaribe, em frente ao Sesc Piatã.
MEIO AMBIENTE
Para marcar a estréia do MAHALO SURF ECO FESTIVAL em Itacaré, a Dendê Produções preparou várias atividades do Programa Socioambiental apoiado pela Petrobras, como o ECO Mural, coleta seletiva do lixo, exposição de animais taxidermizados, além de palestras e exibição de filmes para incentivar a preservação da biodiversidade.
O circuito de surf é realizado por Dendê Produções, com apresentação da Skol e patrocínio da MAHALO, Petrobras, Bahiatursa e Prefeitura Municipal de Itacaré, além do apoio da Backdoor, Instituto de Turismo de Itacaré, Federação Baiana de Surf e Associação de Surf de Itacaré. O evento é homologado pela ASP South America como uma etapa do ASP World 4 e será transmitido ao vivo pela internet no www.surfecofestival.com.br.