the finals


Ilhéus lança Projeto “Educar para ter Saúde”

0
317

CampanhaRastreamentoCancerDeMamaAlém de ter promovido um mutirão para rastreamento do câncer de mama, a Secretaria de Saúde aproveita o transcurso do Outubro Rosa para lançar um projeto educativo de prevenção à doença.

A Secretaria de Saúde da Prefeitura de Ilhéus lança, hoje, o Projeto “Educar para ter Saúde”, que consiste na realização de um programa de educação permanente à população e aos profissionais da área, em cada bairro do Município de Ilhéus, com enfoque em temas variados. A palestra de abertura acontecerá na Escola Fé e Alegria, localizada na rua São Jorge, no bairro do Nossa Senhora da Vitória, às 14 horas, e será ministrada pelo médico mastologista José Slaib, sobre o tema “Prevenção do Câncer de Mama e do Colo Uterino.”

Criado pelo Departamento da Atenção Básica, o projeto, com essa palestra, inicia as atividades voltadas ao mês de comemoração do Outubro Rosa, que promove ações de prevenção ao câncer de mama. Segundo informações da diretora do Departamento, Bárbara Christian, o público alvo são as mulheres a partir de 40 anos de idade.

Rastreamento – No último mês de junho, o prefeito Jabes Ribeiro e o secretário estadual de Saúde, Jorge Solla, lançaram em Ilhéus o Programa de Rastreamento do Câncer de Mama, que, através de um mutirão durante dois dias, realizou mais de mil exames clínicos e de mamografia consultas, com mulheres na faixa etária entre 50 e 69 anos.

Dando continuidade ao programa, a Diretoria de Atenção Básica da Secretaria Municipal de Saúde, ao receber os resultados, realizou reunião com o especialista em Mastologia, doutor José Slaib, e  decidiu encaminhar, de imediato, para consulta as senhoras que apresentaram alteração no exame de mamografia.

Segundo a enfermeira Bárbara Christian, quinze pacientes já passaram  por consulta médica com especialistas, no  Hospital São José, da Santa Casa de Misericórdia de Ilhéus, onde realizaram os exames complementares e estão sendo acompanhadas por uma equipe multidisciplinar, composta por enfermeiros, psicólogos e assistentes sociais.

Após essa primeira etapa, o departamento está organizando a entrega de mais de mil resultados de exames às mulheres que não apresentaram  qualquer alteração clínica. “Nosso projeto é ampliar o alcance do programa preventivo de câncer de mama e do colo uterino, até porque Ilhéus será o centro de uma rede de atenção nessa área e vai se capacitar para atender pacientes de outros municípios da região”, afirmou a coordenadora de Alta e Média Complexidade da Secretaria de Saúde, Fernanda Ludgero.

(Fonte: Prefeitura de Ilhéus/BA)

Publique seu comentário

WordPress Lightbox