secom bahia prefeitura ilheus pmi


Dilma: leilão de Libra não significa privatização do petróleo brasileiro

0
258

Presidente diz que leilão ‘representa um marco na história do Brasil’

A presidente Dilma Rousseff disse nesta segunda-feira, no  pronunciamento em cadeia de rádio e televisão, que o leilão de Libra não  significa a privatização do petróleo brasileiro, como diz a oposição.  Para Dilma, o leilão “representa um marco na história do Brasil” e o  “seu sucesso” se repetirá nas futuras licitações do pré-sal. A  presidente fez questão de afirmar que o Brasil preserva sua soberania,  mas está aberto aos investimentos privados e respeita contratos.

–  Pelos resultados do leilão, 85% de toda a renda a ser produzida no  Campo de Libra vão pertencer ao Estado brasileiro e à Petrobras. Isto é  bem diferente de privatização. As empresas privadas parceiras também  serão beneficiadas, pois, ao produzir essa riqueza vão obter lucros  significativos, compatíveis com o risco assumido e com os investimentos  que estarão realizando no país – disse a presidente.

A presidente gravou o pronunciamento, de pouco mais de oito minutos,  logo depois do anúncio do consórcio vencedor. Dilma acompanhou o leilão  no Palácio da Alvorada, com o chefe de Gabinete do Palácio do Planalto,  Giles Azevedo e o porta-voz da Presidência, Thomas Traumann. Ela adiou  os compromissos do início da tarde para assistir à transmissão do leilão  e gravar o pronunciamento à Nação.
 – As empresas petroleiras são  parceiras que buscam investir no país, gerar empregos e renda e,  naturalmente, obter lucros com esses investimentos. O Brasil é – e  continuará sendo – um país aberto ao investimento, nacional ou  estrangeiro, que respeita contratos e que preserva sua soberania –  completou Dilma.

Segundo Dilma, todas as etapas de viabilização do  pré-sal acumulam “grandes vitórias”, mas os próximos passos trarão  novos desafios e o Brasil “responderá à altura”.

– O modelo de  partilha que nós construímos significa também uma grande conquista para o  Brasil. Com ele, estamos garantindo um equilíbrio justo entre os  interesses do Estado brasileiro e os lucros da Petrobras e das empresas  parceiras. Trata-se de uma parceria onde todos sairão ganhando –  afirmou.

Dilma disse que a exploração do campo de Libra vai  representar mais empregos e investimentos em educação, saúde, meio  ambiente, ciência e tecnologia, combate à pobreza, esporte e cultura. A  exploração, segundo a presidente, representará aos cofres públicos mais  de R$ 1 trilhão nos próximos 35 anos.

(Fonte: O Globo Online) 

Publique seu comentário

WordPress Lightbox