secom bahia prefeitura ilheus pmi


Itabuna: Saúde encerra Outubro Rosa e convoca homens para Novembro Azul

0
292

CA ItabunaA Secretaria da Saúde da Prefeitura de Itabuna encerrou hoje a campanha Outubro Rosa na luta contra o câncer de mama, que também se desenvolveu em todo o País, com uma avaliação positiva quanto à participação das mulheres nas ações das Unidades Básicas de Saúde. A campanha foi iniciada no começo do mês com o evento Itabuna Rosa, que ofereceu palestras e orientações para o auto-exame.

Na sequência, as equipes das unidades de cada bairro reuniram suas pacientes para reforçar a importância da visita aos postos, a realização do auto-exame e da mamografia. A diretora da Atenção Básica, Michelle Andrade de Souza, relatou que até mulheres que não estão na faixa etária de risco, a partir dos 40 anos, foram atendidas para investigação, orientação e prevenção do câncer de mama. Além disso, as equipes promoveram ações educativas e motivaram as pacientes a realizar a citologia e exames básicos para saúde da mulher. 

Novembro Azul

A Secretaria da Saúde inicia nesta sexta-feira, 1º, a campanha Novembro Azul que tem por objetivo conscientizar os homens sobre a necessidade de investigar doenças e promover a saúde. As equipes de cada Unidade de Saúde vão montar uma programação para que agentes comunitários façam a busca ativa dos pacientes que devem participar de palestras, fazer consultas e exames.

Como parte da campanha, o secretário da Saúde, Plínio Adry, confirmou a participação da Secretaria no Mutirão do Diabético de Itabuna, que acontece dia 9, das 8 às 13 horas, promovido pelo Hospital de Olhos Beira Rio e a Associação dos Diabéticos de Itabuna (ASDITA).

Plínio reiterou apoio e parceria para o mutirão e salientou que a divulgação será feita nas unidades de saúde com a mobilização dos pacientes para o evento. Além disso, o secretário informa que os serviços de saúde destacados pelas campanhas Outubro Rosa e Novembro Azul podem ser realizados ao longo do ano em todas as unidades de saúde do município.

(Fonte: Prefeitura de Itabuna)

Publique seu comentário

WordPress Lightbox