Empresários calculam prejuízo com perda de dados nas empresas
Especialistas apontam a falta de segurança de dados no ambiente corporativo como principal ameaça aos negócios
Pesquisa aponta que mais de 52% das empresas não dão atenção ao tema no ambiente corporativo, mas o número mais preocupante na área é o de perda de dados sigilosos devido ao alto número de dispositivos portáteis utilizados por funcionários nas empresas.
Segundo dados recentes divulgados pela empresa Edelman, em parceria com o Ponenon Instituto, que ouviu 6.400 executivos responsáveis por gerenciamento de dados em 29 países, sendo 126 no Brasil, revela que as empresas de todo o mundo não estão preparadas para garantir a segurança e a privacidade dos dados coletados, seja de clientes ou de colaboradores.
Os números com os gastos dessas empresas relacionados ao vazamento de informações podem chegar a mais de R$ 10 milhões, segundo o Relatório 2013 sobre o Custo de Vazamento de dados no Brasil, da Symantec com o Ponemon Institute, os gastos com violação de dados – que incluem perda de clientes, de reputação e de relacionamento .
Segundo o sócio-diretor da empresa Makrosystems, especializada em segurança da informação, Alexandre Cavalcante, mais de 70% dos clientes da Makrosystems já sofreram prejuízos com a perda de dados “hoje temos mais de 300 clientes, e desse total 70% já perdeu dados sigilosos, não há informação concreto da motivação dessa perda, mas geralmente isso acontece por ataques de ex-funcionários ou até mesmo empregados do quadro que utilizam constantemente um pendrive e acabam perdendo o dispositivo” explica.
“Devido a essa demanda desenvolvemos o software Makrolock, ele permite gerenciar toda a rede corporativa, gerando relatórios em tempo real, além de controlar qualquer dispositivo removível inserido nos computadores da empresa, ou seja, tudo que entra ou sai pelos equipamentos é registrado no sistema do Makrolock, isso permite aumentar a segurança e inibir ações desastradas de funcionários” finaliza Alexandre.
Os incidentes de segurança na rede estão em crescimento acelerado. Segundo os levantamentos do Centro de Estudos, Resposta e Tratamento de Incidentes de Segurança no Brasil (Cert.br), o número de eventos relatados saltou de 142.844 em 2010 para 466.028 em 2012 – número três vezes maior em um prazo de dois anos.
Alexandre alerta para a importância do investimento em segurança da informação “nos tempos de hoje os empresários muitas vezes investem muito dinheiro em coisas que trazem retorno imediato, e não analisam a segurança da informação como algo prioritário, mas com o alto índice de fraudes e vulnerabilidade de estar sempre conectado, a empresa que não se prevenir pode sofrer com prejuízos irreparáveis na continuidade do negócio” alerta Alexandre Cavalcante.