secom bahia prefeitura ilheus pmi


Ação da Prefeitura ajuda a ampliar frequência escolar de estudantes em Itabuna

0
290
Busca ativa da Secretaria de Educação elevou frequência em sala de aula (foto Pedro  Augusto)

Busca ativa da Secretaria de Educação elevou frequência em sala de aula (foto Pedro Augusto)

A Prefeitura de Itabuna conseguiu reduzir o número de faltas dos estudantes de famílias beneficiadas pelo Programa Bolsa Família ano passado, a partir da adoção de um calendário de reuniões nas escolas das redes municipal e estadual de ensino com o objetivo de conscientizar as famílias e garantir a frequência dos estudantes em sala de aula.

Relatório do Departamento de Planejamento, Pesquisa e Informações Gerenciais da Secretaria de Educação mostra que houve redução no número de alunos não localizados. Na faixa etária entre seis e 15 anos as faltas atingiram 713 estudantes entre fevereiro e março do ano passado ante 3.806 do mesmo período de 2012, enquanto no universo de alunos com idade entre 16 e 17 anos a evasão chegou a 241 ante 251 no mesmo período.

O coordenador do Sistema Informatizado de Presença da Secretaria da Educação, Fábio Mendes Pereira, adianta que o processo de busca dos alunos e de conscientização dos pais ou responsáveis é efeito em parceria com a Secretaria da Assistência Social – SAS, responsável pela execução e cadastramento das famílias beneficiárias do Bolsa Família. “Neste ano vamos continuar com a busca para assegurar que as famílias de baixa renda cadastradas não fiquem fora do benefício e mantenham seus filhos em sala de aula, uma das principais propostas do programa”, reforça

O diretor do Departamento de Combate à Pobreza da Secretaria da Assistência Social, Elan Barros, alerta que se o cadastro não for atualizado regularmente ou sempre que ocorrer alguma mudança de domicilio, a família pode ter o beneficio bloqueado. Para Fábio Pereira é essencial a participação efetiva de todas as famílias que recebem o beneficio do Bolsa Família na atualização cadastral tanto na SAS quanto na Secretaria de Educação sempre que houver a transferência do aluno de uma unidade escolar para outra ou mesmo a mudança de endereço residencial.

(Fonte: Prefeitura de Itabuna)

Publique seu comentário

WordPress Lightbox