secom bahia prefeitura ilheus pmi


Estudantes participam do Projeto Vida Saudável em Ilhéus

0
282

2014_01_17_IMG_9999Estudantes dos cursos de Nutrição e Enfermagem da Faculdade de Ilhéus participam da 14ª edição do Projeto Vida Saudável, promovido pela Unimed, na Avenida Soares Lopes, que proporciona atividades físicas e de lazer, além de palestras, como formas de estimular práticas que favoreçam uma melhor qualidade de vida. O Projeto teve início no dia 6 de janeiro, concentrado nos estandes montados na Avenida,  e vai até o dia 14 de fevereiro, conforme informação do presidente da Unimed Ilhéus, Antonio Carlos Rabat.

A Faculdade de Ilhéus é uma parceria tradicional do Projeto Vida Saudável. Sob a orientação das professoras Pricilla Pelagatti e Verônica Saito, os estudantes Sara Garcia, Samantha Machado, Larissa Possidônio, Amanda Possidônio, Marla Geórgia, Nelson Diogo, Stepanie Machado e Ramon Bezerra, do 8º e 9º semestres de Nutrição, integram o projeto aferindo peso e altura das pessoas para obtenção do IMC – Índice de Massa Corporal, dado fundamental para fazer o diagnóstico nutricional. Além disso, medem a circunferência do abdômen para avaliar riscos cardiovasculares através da concentração de gordura abdominal.

Após o diagnóstico, é feita a orientação nutricional e distribuído folders específicos para cada patologia, a exemplo de diabetes e hipertensão. Eles também interpretam os exames bioquímicos de glicemia, colesterol e triglicérides, proporcionados pelo projeto, através de parceiras com os laboratórios Dom Eduardo, Exemplo, Lap, UniLab e Lam Dr. Maltez. Diariamente são disponibilizados exames laboratoriais a 35 pessoas.

Da equipe de alunos, quatro são do curso de Enfermagem da Faculdade de Ilhéus – Gabriela Leite, Laura Santos, Elaine Oliveira de Jesus e Ricardo do Amparo – que atuam, sob orientação da professora Viviane Barreto.  Eles fazem a anamnese das pessoas para identificar hipertensos, diabéticos, aferem pressão arterial, orientam resultados dos exames laboratoriais, encaminhando se necessário ao nutricionista. Caso sejam identificadas  pessoas que usam medicamentos, eles as orientam a não quebrarem a rotina do uso. 

Criado pelo médico Adalberto Figueiredo e pelo administrador de empresas, Carlos Moinhos, o projeto tem por finalidade levar serviços gratuitos à população de forma educativa.  “Nós percebemos que muitas pessoas estão doentes e não sabem. Então, esse projeto visa esclarecer essa falta de conhecimento e também estimular as pessoas aos hábitos saudáveis de vida.”, diz Adalberto. Ele informa ainda que “7% da população brasileira é portadora de diabetes mellitus, e que o diabetes e a hipertensão arterial predominam em alguns grupos étnicos, a exemplo da população de cor negra, que apresenta uma maior probabilidade de ter doenças cardiovasculares e hipertensivas.”.

O Projeto funciona de segunda a sexta-feira, com atividades físicas, como alongamento, caminhada, aeróbica e fortalecimento muscular, às 6h30min e às 17 horas, com os professores Jujuba e Martinha. No horário das 19 horas são ministradas palestras por médicos cooperados da Unimed, dentistas da Uniodonto, professores da UESC e da Faculdade de Ilhéus, e enfermeiros da Secretaria de Saúde do município. 

Palestras – Na próxima semana haverá palestras com o pediatra Leônidas Azevedo Filho sobre “Prevenção e Acidentes na Infância”, com a professora Verônica Saito “Hábitos Alimentares Saudáveis”, com a dentista  Thaís Santos,  “Tenha um Belo Sorriso, com o uso de aparelho ortodôntico”, com o médico infectologista  Gustavo Cunha sobre  “Dengue”, e com o Prof. Haroldo Orrico sobre “Musculação na Terceira Idade Mitos e Verdades”.

Este ano, além dos parceiros já citados, o Vida Saudável conta ainda com o patrocínio da Vip Segurança, Cicon Construtora, Uniodonto, Unicred, Clínica Amo, Dany Festas, Cargill, Barry Callebaut, Fama Corretora de Seguros, Lumiplack, Sete Taxi Aéreo,  O Tabuleiro, Prefeitura Municipal de Ilhéus, BCR e Quality Medico Hospitalar.

(Fonte: Zé Carlinhos)

Publique seu comentário

WordPress Lightbox