secom bahia


Tudo pronto para saudar Iemanjá no dia 2 de fevereiro em Ilhéus

0
93

Festa de Iemanjá - Foto Alfredo FIlho - SecomA Festa, que tem o apoio da Prefeitura Municipal, terá início às 10 horas, na Prainha da Maramata, com o cerimonial religioso, apresentação da banda Samba de Treita de Ilhéus, acontece o tradicional cortejo dos pescadores no mar para entregar o presente de Iemanjá. 

Acontece no próximo domingo, dia 2 e fevereiro, a festa anual em homenagem à Iemanjá.  A manifestação cultural acontece já há vinte anos em Ilhéus, com a liderança de Mãe Laura, do terreiro Ilê Guaniá de Oyá, e conta com a presença de integrantes de vários outros terreiros da cidade. Os candomblecistas, turistas e devotos se reunirão na Prainha da Maramata, a partir das 10 horas, em um de momento de adoração e agradecimento à orixá que é considerada na cultura afro a senhora das águas salgadas e protetora dos pescadores.

A festa de Iemanjá contará com o apoio da prefeitura, através da Secretaria Municipal de Turismo (Setur), que dará suporte com toda a infraestrutura do evento. Segundo o coordenador de receptivo da Setur, Jacks Rodrigues, serão disponibilizados equipamento de som, toldos, banheiros químicos, além dos serviços de limpeza, orientação e ordenamento do transito no local. Para assegurar o bom andamento da cerimônia e segurança dos participantes estarão presentes ainda, a Guarda Municipal e uma equipe de salva-vidas.

Na abertura da festa haverá o cerimonial e em seguida terá uma apresentação de samba de roda com a banda Samba de Treita de Ilhéus. A partir das 16 horas, acontece o tradicional cortejo dos pescadores no mar para entregar o presente de Iemanjá. De acordo com a líder Mãe Laura, os participantes poderão ainda receber o banho de cheiro.

(Fonte: Prefeitura de Ilhéus)

Publique seu comentário