secom bahia prefeitura ilheus pmi


Endodontia é uma das áreas mais buscadas no segmento odontológico

0
913

Dinamismo e constante atualização por parte do profissional é o segredo para se lançar no mercado de trabalho 

Conhecido popularmente como tratamento de canal, a Endodontia é uma especialidade da Odontologia responsável pelo estudo e tratamento da polpa dentária, de todo o sistema de canais radiculares e dos tecidos periapicais, bem como das doenças que os afligem. É um tratamento importante, indicado em diferentes situações clínicas e radiográficas, pois com ele pode ser evitada a extração do dente, além de prevenir infecções nos tecidos que são muito perigosas para a saúde bucal, que podem causar inchaços, febre, dores intensas, entre outros sintomas. 

“Os dentes restaurados podem durar uma vida inteira, desde que haja um cuidado correto, pois se não houver uma boa higiene bucal, é possível que ainda possa surgir outra cárie dentária no seu dente tratado”, diz o Professor Gustavo Almeida, especialista em Endodontia e Diretor do Centro de Odontologia Avançada (COA), em Ilhéus. E complementa: “após o tratamento de canal, o dente pode ter a durabilidade de um dente natural, desde que seja realizado um tratamento protético de boa qualidade para manter o dente sem fraturas. o dente tratado pode se tornar mais frágil e, dessa forma, mais suscetível a fraturas, caso não seja tratado de imediato, após terapia endodôntica”, revela o professor. 

Necessidade de aperfeiçoamento  

Com a constante necessidade de atualização e aperfeiçoamento dos profissionais da área, o mercado exige um nível de especialização em diversos segmentos da Odontologia, com destaque para a Endodontia. “Com a especialização, o aluno obterá melhor capacidade técnica e científica para atender com qualidade aos seus pacientes e conquistar seu espaço no mercado de trabalho, que se encontra cada vez mais exigente ao incentivar a busca por conhecimentos específicos, seja por parte de quem acabou de se graduar na área ou até mesmo os cirurgiões dentistas mais experientes. Mesmo assim, no Brasil, essa é uma das áreas mais procuradas por profissionais”, afirma o Dr. Gustavo. 

Ele considera também que a Odontologia mundial, assim como a brasileira, passa por um nivelamento de grandes cobranças. O paciente se tornou mais exigente com a facilidade de se obter informações disponíveis na internet e outros meios de comunicação.  Sendo assim, fica por responsabilidade do profissional em passar confiança e um planejamento de tratamento adequado. “Na realidade, a especialização é uma necessidade inerente ao dentista, e mais que isso, ele tem que ser ‘o dentista’, com boa qualidade de atendimento, técnica moderna de tratamento, boa estrutura em seu consultório ou clínica, tornando a terapêutica mais ágil e eficaz”, destaca. 

Na região sul do Estado da Bahia, o Centro de Odontologia Avançada se uniu à ABO (Associação Brasileira de Odontologia) o com objetivo comum de oferecer diversos cursos de aperfeiçoamento, especialização e cursos de imersão na área da Odontologia, buscando alto nível de qualificação na formação dos alunos. A escola oferece cursos de Prótese, Ortodontia, Saúde Coletiva, Implantodontia, Cirurgia, Odontopediatria, Prótese Sobre Implante, entre outros. 

O Prof. Gustavo Almeida coordena o curso de Endodontia, com professores qualificados e equipamentos modernos, trazendo conforto e confiabilidade no quesito ensino de ponta. Os alunos podem obter maiores informações pelo site: www.abo-ilheuscoa.com.br ou através dos números (73) 3221-7664/ (73) 8801-0795.

(Fonte:MSV)

Publique seu comentário

WordPress Lightbox