secom bahia prefeitura ilheus pmi


Pesquisa do IBOPE aponta os indicados ao Troféu Dodô & Osmar escolhidos pelos foliões

0
226

TroféuDodô&Osmar-LogoOs destaques do Carnaval de Salvador em 2014 serão conhecidos durante a cerimônia de entrega do Troféu Dodô & Osmar, no próximo dia 8 de abril, no palco principal do Teatro Castro Alves, no Campo Grande. Os indicados, que disputarão a maior e mais importante premiação da folia baiana – promovida pelo Grupo A TARDE e pelo Grupo Engenho -, foram anunciados no último dia 15, a partir da escolha do público. Durante três dias de folia, cerca de 30 pesquisadores do Instituto Brasileiro de Opinião Pública e Estatística (IBOPE) estiveram nos três circuitos entrevistando foliões para saber, na opinião deles, quem foram os melhores deste Carnaval.

Segundo Hélio Gastaldi, diretor da Unidade de Opinião Pública, Política e Comunicação do IBOPE, a pesquisa de amostragem seguiu rígidos critérios. “Os entrevistados foram divididos em três grupos: soteropolitanos, baianos e brasileiros. Elas tinham de ter curtido o Carnaval pelo menos um dia além do dia da entrevista, ou seja, não entrevistamos pessoas que estavam no circuito pela primeira vez e também não poderiam estar trabalhando durante a festa, como músicos, produtores, ambulantes entre outros envolvidos com a organização do evento”, explica Gastaldi. Foram entrevistadas pessoas que aproveitaram o Carnaval na pipoca, em blocos e nos camarotes.

As entrevistas ocorreram em três períodos distintos ao longo de cada um dos três dias de aferições (domingo, segunda e terça-feira, dias 02, 03 e 04 de março), nos circuitos Batatinha (Centro Histórico), Dodô (Barra/Ondina) e Osmar (Avenida/Campo Grande). “Tudo isso para buscar representar da forma mais fiel possível, a opinião dos foliões que participaram do Carnaval nos três circuitos”, ressalta Hélio.

Este ano, a premiação conta com o apoio da Rádio Piatã FM e da TV Aratu e com o patrocínio da Petrobras, da Prefeitura Municipal de Salvador e do Brasdesco.

O gerente de Marketing do Grupo A Tarde, Emanuel Soares, salienta o caráter inédito do Troféu Dodô & Osmar. “Somos a única premiação do Carnaval de Salvador que conta com a aferição do Ibope nos dias da folia. Isso contribui para a credibilidade do Troféu, que chega a sua 21ª edição este ano sendo o mais aguardado não só pelo público, mas principalmente pelos artistas, músicos, produtores e empresários do trade”, afirma Soares.

Sobre o Troféu Dodô & Osmar

Criado em 1992, o Troféu Dodô & Osmar, ainda conta com a credibilidade do Grupo A Tarde, criador e promotor do evento, junto com o Grupo Engenho. O Troféu já reconheceu e revelou inúmeros talentos, ajudando a impulsionar a indústria do entretenimento na Bahia. Artistas hoje consagrados no Brasil foram revelados pelo Dodô & Osmar, a exemplo de Tomate (2005), Alinne Rosa (2004), Cláudia Leitte (2003), Saulo Fernandes (2001), Xanddy e Emanuelle Araújo (2000), Tuca Fernandes (1998) e Ivete Sangalo (1995).

Ao longo das 20 edições realizadas, o prêmio sofreu algumas mudanças, se adaptando a própria dinâmica do Carnaval. Nesse período, novas categorias foram incorporadas, como Melhor Banda de Pagode, que estreou em 2003, e Camarote Mais Bonito/Mais Animado, em 2007. Outras foram substituídas, a exemplo da mortalha, que deu lugar ao Abadá Mais Bonito, ou até mesmo excluídas, como o caso da Melhor Dança/Coreografia.

Publique seu comentário

WordPress Lightbox