secom bahia prefeitura ilheus pmi


Parceria visa estender a mamografia a mais mulheres no Sul da Bahia

0
266

Com o objetivo de permitir que mais mulheres sejam beneficiadas com o exame de mamografia, a Associação dos Municípios do Sul, Extremo Sul e Sudoeste da Bahia – Amurc, o Consórcio de Desenvolvimento Sustentável – Litoral Sul, juntamente com a Fundação Lourdes Lucas e a Prefeitura Municipal de Itajuípe firmaram uma parceria de cooperação para a divulgação do serviço entre os municípios associados à entidade. Em funcionamento desde o ano passado, com um aparelho de mamógrafo, a Unidade Básica de Saúde, instalada na Fundação, possui atualmente, uma cota de 634 exames de mamografia, mas realiza uma média de 206 por mês. 

A diretora da Unidade de Saúde, Anorina Smith Lima revelou que a aquisição do mamógrafo foi efetivada através de um convênio com o Governo do Estado da Bahia, objetivando descentralizar os serviços prestados pelo Sistema Único de Saúde (SUS). O atendimento vem abrangendo as mulheres de Itajuípe, além de algumas cidades circunvizinhas, mas a ideia é expandir o serviço para todos os municípios da região, tendo em vista a demanda reprimida nessas localidades. 

Durante a visita a Fundação, o presidente da Amurc e CDS, Lenildo Santana destacou que a parceria dará ao grupo, uma condição especial de sustentabilidade da Unidade de Saúde, além democratizar o atendimento as mulheres dos municípios da região, com o intuito de buscar se tornar uma referência na mamografia e descentralizar os serviços dos grandes centros. “A ideia é criar mais polos de referência nos municípios pequenos e cabe a Amurc e o CDS terem a sensibilidade de atender as demandas”, revelou. 

Atualmente, a manutenção do serviço é feita com o apoio da Secretaria de Saúde da Prefeitura de Itajuípe, e segundo a prefeita Gilka Badaró, o custo para a realização do exame é zero, tanto para quem reside na cidade, como para as mulheres de outros municípios, que só gastarão com o deslocamento. “Nós queremos que mais mulheres venham ser beneficiadas com o exame, e assim, evitar o aumento do número de morte por Câncer de Mama em nossa região, através do diagnóstico precoce”, declarou Gilka. 

Estimativa 

O Câncer de Mama é a maior causa de morte por câncer nas mulheres em todo o mundo. Para este ano, no Brasil, são esperados 57.120 casos novos da doença, com um risco estimado de 56,09 casos a cada 100 mil mulheres, segundo estimativa do Instituto Nacional do Câncer José Alencar Gomes da Silva (INCA). 

Ainda de acordo com o Instituto, a mamografia é um dos métodos mais eficazes na detecção precoce do C.A. . Em Itajuípe, o serviço é realizado nas instalações da Fundação Lourdes Lucas, no centro da cidade, todas as segundas-feiras no período da tarde e de terça a sexta-feira, pela manhã. Mais informações, entrar em contato com a diretora da Unidade, Anorina Smith pelo telefone: (73) 3238-2522.

(Fonte: Viviane Cabral)

Publique seu comentário

WordPress Lightbox