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Projetos de leitura contribuem para melhorar o desempenho escolar em Itabuna

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Giroletrando (3)As novas tecnologias, cada vez mais evoluídas e mais atrativas, estão mais presentes nas vidas das pessoas, principalmente das crianças, que já crescem com certo interesse em suas mais variadas funcionalidades. Computadores, celulares, videogames, entre tantos outros mecanismos modernos, têm afastado muitos jovens e crianças do mundo da leitura.

Essa espécie de desinteresse prejudica a criança em seu desempenho escolar, ao apresentar fatores como: erros de ortografia, vocabulário reduzido e dificuldade de compreensão, gerando conhecimentos mais restritos e produções de baixa qualidade por parte dos alunos. Por esse motivo, é interessante que haja uma intervenção da família, juntamente com a escola, trazendo para a vida da criança o hábito de leitura, de maneira prazerosa.

No Colégio Decisão Anglo, em Itabuna, foi desenvolvido o Projeto de Leitura “GIROLETRANDO”, em que a intenção é passear pelas culturas brasileiras por intermédio de gêneros textuais. “O propósito é formar estudantes capazes de usar adequadamente a língua materna em suas modalidades escrita e oral, além de refletir criticamente sobre o que lêem e escrevem”, explica a professora de artes e de contação de história do Colégio Decisão Anglo Itabuna, Adrian Greyce.

Segundo o professor de capoeira do Colégio Decisão Anglo Itabuna, Carlos Martins, “para que a nossa estratégia de leitura funcione conforme o esperado idealizamos além das atividades extracurriculares, o dia do conto, onde uma vez por mês, nós, professores das artes integradas (artes, capoeira e música) realizamos contação de história para os alunos.” A ideia de unir atividades artísticas e culturais, enriquecem o mundo da leitura infantil, já que a contação oral estimula o imaginário e aguça a curiosidade pela leitura visual e escrita.

O ambiente escolar é bastante privilegiado por garantir um acesso melhorado aos livros. Contudo, é importante lembrar que ser um bom leitor não significa apenas ter acesso a muitos livros, mas que vai até mesmo à boa interpretação. “Passar a gostar de ler tem a ver com a qualidade das interações com aquele que intervém, sejam pais ou professores, e com os encontros com os textos, além de estar relacionado com as situações em que as leituras ocorrem”, finaliza Mither Amorim, professor de música do Colégio Decisão Anglo Itabuna.

Importância dos projetos de leitura

Num país onde a taxa de analfabetismo é algo muito perceptível, é de extrema importância, além de ser fundamental, que toda instituição de ensino, aliada aos pais, provoquem esses momentos que despertem na criança o interesse e o amor ao livro e a consciência da importância de hábito de leitura.

São vários os métodos para se formar bons leitores. Um deles é deixar a criança livre para folhear, investigando e escolhendo o que mais lhe parecer interessante. Contudo, é importante ensinar algumas estratégias para que o texto lido seja mais bem compreendido. Aumentar o acervo da biblioteca e tornar a visita dos alunos ao local são estratégias muito importantes também, mas sempre lembrando que um bom livro pode ser aproveitado em qualquer lugar.

(Fonte: MSV)

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