secom bahia prefeitura ilheus pmi


Cistos sinoviais podem surgir em decorrência de trabalhos repetidos ou traumatismos

0
509

Cisto sinovialEsse tipo de tumor é benigno e aparece e desaparece de maneira espontânea nas articulações do indivíduo

Pessoas que trabalham realizando um mesmo movimento são mais suscetíveis a adquirir os cistos sinoviais, que são “bolas” que normalmente aparecem no dorso das mãos, na frente dos punhos, base dos dedos e na lateral do tornozelo. É uma espécie de tumor, sendo importante lembrar que é benigno, não tendo qualquer chance de se tornar maligno, e é cheio de um líquido espesso e característico da articulação, o líquido sinovial.

Os cistos possuem algumas características de fácil identificação, sendo mais comuns em mulheres, podendo ser duros ou gelatinosos, causando dores ou não, além de aparecer e sumir de maneira espontânea, não importando a idade.

As articulações do corpo recebem uma espécie de lubrificação (líquido sinovial) e, em decorrência de algum traumatismo, artrose e até mesmo sem uma razão mais aparente, acontece um “vazamento”, gerando assim o cisto. A cada atividade realizada, a compressão na articulação faz preencher cada vez mais essas anomalias. De acordo com o Dr. Ricardo Cordeiro, ortopedista da Cotef, clínica especializada em ortopedia e traumatologia em Itabuna, “é comum aparecer nos dedos, tendo como causa processos degenerativos e na palma da mão, tendo origem das bainhas dos tendões flexores dos dedos e na articulação do punho”, explica.

Mesmo com sua origem ainda desconhecida, o que especialistas apontam com firmeza são alguns fatores que desencadeiam essas anomalias, como traumas ou defeito na formação de estruturas, de forma que favoreçam a dilatação da bainha sinovial. Alguns tratamentos recomendados são a utilização de talas para imobilização durante a noite, acupuntura e em casos mais extremos pode envolver o uso da fisioterapia e até mesmo cirurgias. Algumas medicações costumam controlar o aumento do cisto, mas existe a possibilidade de não ter um bom funcionamento.

Diagnóstico seguro e tratamento preciso

Para chegar a um diagnóstico preciso é necessário procurar especialistas. A partir daí, será realizado um exame físico e alguns exames complementares, tais como radiografia, ultrassonografia e até mesmo ressonância. “Existem diversos tratamentos, desde fisioterapia e imobilização até cirurgia como último recurso. Um desses recursos é a punção do cisto com infiltração de corticóide ou não”, afirma Dr. Ricardo.

Contudo, o índice de retorno é alto, o que desencoraja o tratamento cirúrgico, existindo ainda a possibilidade de desaparecimento espontâneo com posterior reaparecimento. “Agora, duas dicas importantes: procurar sempre um profissional habilitado e capacitado para realizar esse tipo de cirurgia e evitar cirurgias apenas por questões estéticas”, finaliza o Dr. Ricardo.

(Fonte: MSV)

Publique seu comentário

WordPress Lightbox