secom bahia prefeitura ilheus pmi


TVE Bahia exibe documentários diariamente na Semana do Audiovisual Baiano Contemporâneo

0
310

A TVE Bahia  vai exibir a série “Doc Territórios”, a partir desta segunda-feira, dia 22 de setembro até o dia 24 de outubro. São 26 documentários que valorizam a cultura regional dos territórios baianos. O programa vai ao ar, diariamente, de segunda a sexta, às 18h30. A exibição faz parte da programação da Semana do Audiovisual Baiano Contemporâneo. 

 

Na semana de 22 a 26 de setembro, serão exibidos os seguintes documentários: “Impressões nativas do descobrimento”, de Paulo Paiva,  com o registro de como vivem os atuais índios da região extremo sul da Bahia (dia 22), “Diálogos do descobrimento sustentável”, de Wesley Andrade, com a discussão sobre o desenvolvimento no litoral sul (dia 23), “Terra convergentes”, de Ricardo Mazzafera, que mostra como a população local preserva sua cultura através das gerações (dia 24), “Vozes do Baixo Sul”, de Zélia Uchoa, mostrando as belezas da região (dia 25) e “A tropa e a estrada”, de Aquilino Paiva, contando a história dos tropeiros a caminho do sertão (dia 26).

 

“A idéia de reunir na TV e no cinema os filmes produzidos na Bahia neste século XXI é mostrar uma visão panorâmica da grande produtividade que vive o setor audiovisual na Bahia”, afirma o cineasta Araripe Jr, diretor do Instituto de Radiodifusão Educativa da Bahia (Irdeb) e um dos curadores da Semana do Audiovisual Baiano Contemporâneo. Segundo ele, “o grande sucesso e premiação dos nossos filmes em festivais e mostras, assim como a exibição em canais nacionais e internacionais, infelizmente não ganham a visibilidade que merecem”. Portanto, “a idéia desta grande mostra informativa é justamente suprender a todos pela quantidade, qualidade e diversidade”, conclui.

 

Vale destacar que a Semana do Audiovisual Baiano Contemporâneo acontece de 21 a 28 de setembro, com debates, encontros e a exibição, nas salas de arte de Salvador, de cerca de 100 filmes baianos produzidos neste século XXI. O evento é uma realização conjunta das secretarias estaduais de Cultura e de Comunicação/Irdeb e da Regional Bahia e Sergipe do Ministério da Cultura, com apoio de várias instituições parceiras.

 

A programação completa da Semana do Audiovisual Baiano Contemporâneo pode ser acessada no sitewww.cultura.ba.gov.br ou no blog semanadoaudiovisualbaiano.wordpress.com

 

TELEVISÃO EDUCATIVA

GRADE DE EXIBIÇÃO DO PROJETO 26 DOC’S

Diariamente – 18h30

 

IMPRESSÕES NATIVAS DO DESCOBRIMENTO

DIREÇÃO: Paulo Paiva

SINOPSE: “Impressões Nativas do Descobrimento” mostra como vivem os atuais índios da região extremo sul da Bahia, onde os portugueses chegaram, e propõe dar voz aos nativos e seus descendentes, mostrando sua visão sobre a colonização do Brasil pelos Europeus.

DATA DE EXIBIÇÃO: 22/09 

DIÁLOGOS DO DESCOBRIMENTO SUSTENTÁVEL

DIREÇÃO:Wesley Andrade – In memoriam

SINOPSE: “Diálogos do Desenvolvimento Sustentável” traz uma discussão sobre os caminhos que a região litoral sul está seguindo para dar continuidade ao seu crescimento.

DATA DE EXIBIÇÃO: 23/09

 

TERRAS CONVERGENTES

DIREÇÃO: Ricardo Mazzafera – In memoriam

SINOPSE: O documentário “Terras Convergentes” mostra como a população local se organiza para levar adiante através das gerações a sua cultura. O reisado e as encomendadeiras são uma prova de que a fé em Deus exige compromisso e de que as obrigações podem ser cumpridas com muita vontade e alegria.

DATA DE EXIBIÇÃO: 24/09

 

VOZES DO BAIXO SUL

DIREÇÃO: Zélia Uchôa

SINOPSE: O documentário “Vozes do Baixo Sul” traz uma personagem enigmática que emerge do mar e passeia pelo território do Baixo Sul revelando as belezas, falares, saberes, cantos e contos de uma das mais belas e tradicionais regiões do estado da Bahia.

DATA DE EXIBIÇÃO: 25/09

 

A TROPA E A ESTRADA

DIREÇÃO: Aquilino Paiva

SINOPSE:. “A Tropa e a Estrada” conta a história dos chamados tropeiros, que ajudaram a construir o território que hoje abriga cidades como Itapetinga, Itororó e Ibicuí, e fica entre o litoral  e o sertão.

DATA DE EXIBIÇÃO: 26/09

 

TRAGÉDIA DO TAMANDUÁ

DIREÇÃO: George Varanese Neri

SINOPSE: O Filme mostra através de diversos olhares os contornos da tragédia ocorrida no

município de Belo Campo, região Sudoeste da Bahia, buscando reaver o impacto e relevância do fato histórico.

DATA DE EXIBIÇÃO: 29/09

 

AQUI, NO MÉDIO RIO DE CONTAS

DIREÇÃO: Elson Rosário, Dante Xavier e Zélia Uchôa

SINOPSE: Na beira do Rio de Contas, um velho tropeiro acampa para o pernoite e acolhe um jovem mochileiro que faz uma excursão pelas trilhas da região. No diálogo do passado com o presente revelam-se histórias, causos e mistérios do território do Médio Rio de Contas, no estado da Bahia

DATA DE EXIBIÇÃO: 30/09

 

ASSIM É TU, ITUAÇU

DIREÇÃO: Dió Araújo

SINOPSE: “Assim é tu, Ituaçu” é um documentário sobre o município de Ituaçu, cidade situada no território de identidade “Sertão Produtivo” na Bahia. O filme retrata as peculiaridades do local de forma poética, tendo como elementos básicos  os mistérios e as belezas naturais da região.

DATA DE EXIBIÇÃO: 01/10

 

DO NÁZARO AO CHURRASCO

DIREÇÃO: Frederico Faria / Jaqueline Vasconcelos

SINOPSE: No documentário ” Do Názaro ao Churrasco”, a história do desenvolvimento do município de Barreiras é contada a partir de relatos de seus moradores,  pessoas nascidas na localidade e os imigrantes que resolveram fazer da região o seu lar.

DATA DE EXIBIÇÃO: 02/10

 

SALA DOS MILAGRES

DIREÇÃO: Marília Hughes e Cláudio Marques

SINOPSE: A romaria de Bom Jesus da Lapa, na Bahia, recebe mais de 800 mil pessoas durante sete dias de festa. “Sala de Milagres” é um documentário curta-metragem, cuja narrativa está construída a partir das cartas deixadas pelos romeiros de todo país, e passeia por imagens menos exploradas desse grande encontro às margens do Rio São Francisco.

DATA DE EXIBIÇÃO: 03/10

 

JEQUIRIÇA, O RIO DO POETA

DIREÇÃO: Elson Rosário

SINOPSE: O Rio Jiquiriçá ganha corpo e voz, tornando-se o narrador da história, na forma humana do Poeta-Rio. Na sua trajetória da nascente até a foz conhecemos aspectos da natureza, economia e cultura das diversas comunidades urbanas e rurais que habitam o seu entorno, denunciando a degradação ambiental do Vale do Jiquiriçá, na Bahia.

DATA DE EXIBIÇÃO: 06/10

 

IYÁ – VIDA, LUTA, SAMBA

DIREÇÃO: Emanuela Yglesias

SINOPSE: Cachoeira, Bahia – Início do século XXI. O Samba de Suerdick, patrimônio cultural da humanidade, resiste ao tempo sustentado pela aposentadoria de D. Dalva, de 86 anos, sua fundadora. O processo de produção coletiva do samba e sua existência são contados nesse documentário que mergulha fundo na luta dessas três gerações de mulheres, Dona

Dalva e suas filhas e netas, para manter viva essa tradição.

DATA DE EXIBIÇÃO: 07/10

 

BEIJUPIRÁ

DIREÇÃO: Emanuela Yglesias e Luciana Queiroz

SINOPSE: Salvador, Bahia. A comunidade de pescadores artesanais de Paripe sobrevive há gerações do que tira da Baía de Todos os Santos. Peixe abundante no passado, o “beijupirá”, tem desaparecido dessas águas. Jairo mais dois pescadores artesanais partem em busca dele para provar sua existência.

DATA: 08/10

 

PEIXE BOI

DIREÇÃO: Paula Gomes

SINOPSE: Numa pequena vila de pescadores, começar a pescar no mar é uma espécie de rito de passagem para a vida adulta. Enquanto descobrem os segredos da cultura da pesca, três garotos veem sua amizade ameaçada, quando o maior deles acha que já é hora de se aventurar no mar.

DATA DE EXIBIÇÃO: 09/10

 

BOI BANDIDO

DIREÇÃO: Ernesto Molinero

SINOPSE: Beto tem baixa visão progressiva. Diante da dificuldade de ver, ele decide viver intensamente o mundo a sua volta, embarcando em uma grande jornada de descobertas através da cultura de sua região. Em contato com suas próprias raízes, Beto aprende a enxergar com os olhos da imaginação.

DATA DE EXIBIÇÃO: 10/10

 

VIROU O JOGO: A HISTÓRIA DE PINTADAS

DIREÇÃO: Marcelo Villanova

SINOPSE: Em Pintadas, na região do semiárido baiano, o machismo era um comportamento absolutamente normal. As leis eram para os homens e pelos homens, como em tantos lugarejos espalhados pelo Brasil. “Virou o Jogo” revela histórias de mulheres que venceram o machismo, através de organizações e fizeram nascer uma nova ordem, mudando conceitos, educando homens e jogando bola.

DATA DE EXIBIÇÃO: 13/10

 

CORTE SECO

DIREÇÃO: Matheus Vianna

SINOPSE:  O curta mostra como se dão os processos de produção do sisal,  colocando em pauta as novas tecnologias de extração da fibra, o aprimoramento dos canais de distribuição e o aproveitamento da matéria na criação de novos produtos como: detergentes, fertilizantes, gás natural e medicamentos.

DATA DE EXIBIÇÃO: 14/10

 

PARAGUAÇU, TERRITÓRIO DE VERSOS E RIMAS

DIREÇÃO: Isaías Alves

SINOPSE: O trabalho, o lazer, as experiências peculiares e a visão de mundo do homem do sertão estão presentes no documentário “Paraguaçu: Território de versos e rimas”, que traz testemunhos do cotidiano de uma região farta na criação de sua cultura de forma espontânea. E que, agora, tem mais um meio de ser apreciada e mantida viva.

DATA DE EXIBIÇÃO: 15/10

 

ÁRIDOS KAMINHOS

DIREÇÃO: Rita de Cássia

SINOPSE: O documentário “Áridos Kaminhos” observa o cotidiano de três personagens da região do Semiárido. Dilma representa os índios; Manelito, os quilombolas; e Carmé, os sertanejos. Cada um luta pela sobrevivência da sua cultura nos dias atuais. Áridos Kaminhos faz uma analogia às feiras livres, verdadeiros ícones do intercâmbio cultural.

DATA DE EXIBIÇÃO: 16/10

 

TERRA MARCADA

DIREÇÃO: Gabriela Barreto

SINOPSE: O filme documenta a preservação da identidade cultural da mulher sertaneja que vive na região da barragem de Itaparica. Com animações inspiradas na literatura de cordel, o documentário conta com a participação de lavadeiras, tecedeiras, trabalhadoras rurais, importantes personagens das comunidades sertanejas que contribuem com depoimentos e histórias sobre as peculiaridades da região.

DATA DE EXIBIÇÃO: 17/10

 

A PROCISSÃO DOS HOMENS

DIREÇÃO: Clarissa Rebouças

SINOPSE: “A Procissão dos Homens” é o registro de um ritual que ocorre no cemitério do povoado de Bananeiras, distrito de Pindobaçu, Bahia. Cenas instigantes revelam aspectos históricos do imaginário coletivo e a contextualização da morte na cultura de um grupo.

DATA DE EXIBIÇÃO: 20/10

 

DONA PEQUENITA

DIREÇÃO: Marília Hughes e Cláudio Marques

SINOPSE: Dos setenta e três mil moradores retirados da região de Sobradinho após a construção da barragem e da usina hidrelétrica nos anos 70, Dona Pequenita foi a única a retornar para a sua casa. Ela mora em Pilão Arcado Velho até hoje.

DATA DE EXIBIÇÃO: 21/10

 

ISTO É CHAPADA DIAMANTINA

DIREÇÃO: Wiltonauar Moura

SINOPSE: “Isto é Chapada Diamantina” é uma visão atualizada do coração da Bahia. Antes a Chapada exportava toneladas de ouro e diamante. Hoje, o maior tesouro é o seu povo e uma diversidade cultural incomparável. Expressões artísticas que marcam a identidade cultural da gente e do lugar.

DATA DE EXIBIÇÃO: 22/10

 

A PÉROLA DO SEMI-ÁRIDO

DIREÇÃO: Igor Souto

SINOPSE: Dona Ruta, cerca de 60 anos, revela como o licuri foi e ainda é essencial na vida de moradores de Serrolândia, no território baiano Piemonte da Diamantina. O foco da narrativa nos conduz à cadeia produtiva do fruto, através do dia a dia dessa senhora que, com determinação e coragem, segue sua trajetória e enfrenta as adversidades sem perder o encanto pela vida e a esperança em sua luta pela sobrevivência.

DATA DE EXIBIÇÃO: 23/10

 

SECA VERDE

DIREÇÃO: Nicolas Hallet e Simone Dourado

SINOPSE: Seu Antônio, Dona Zélia e a pequena Virgínia são os únicos que restaram de uma família na microrregião de Irecê. Seus filhos migraram para Minas Gerais. Através do cotidiano, o casal discute as consequências do agronegócio e da monocultura do feijão na região de Irecê.

DATA DE EXIBIÇÃO: 24/10

 

É NO PÉ DO MORRO, É LÁ NO CAFUNDÓ

DIREÇÃO: Denise Santos

SINOPSE: Por regiões montanhosas da Bahia, a diretora Denise Santos e sua equipe viajam em busca de personagens, pessoas comuns que vivem em lugares distantes, de difícil acesso. Num encontro em que se manifesta a natureza humana.

DATA DE EXIBIÇÃO: 27/10

(Fonte: Secult/BA)

Publique seu comentário

WordPress Lightbox