secom bahia prefeitura ilheus pmi


Encontro debate sobre desapropriações de terrenos na Via Metropolitana

0
230
A vereadora Naide Brito (PT) de Lauro de Freitas foi recebida em audiência pelo secretário Josias Gomes na Secretaria de Relações Institucionais (Serin) do Estado para debater a construção da Via Metropolitana – pela Concessionária Bahia Norte -, cujo trajeto passa pelos municípios de Salvador, Lauro de Freitas e Camaçari.
 
Segundo a vereadora, a obra terá 11 km de extensão, sendo que um trecho de 3 km – nas proximidades do Rio Joanes – já está em construção. “Vim falar sobre as desapropriações de terras, onde vivem moradores da comunidade quilombola de Quingoma, e do Parque São Paulo – em Itinga -, e Capelão, todas localidades pertencentes ao município de Lauro de Freitas. O objetivo é evitar conflitos, o que já está sendo avaliado e negociado”, afirma a vereadora Naide Brito.

 
O secretário Josias Gomes informou que o Estado está intermediando a relação entre as partes envolvidas, visando conseguir a eliminação de possíveis conflitos de interesses e permitir que a Via Expressa seja construída sem interrupções em seu cronograma.
 
“A reunião foi esclarecedora sobre os procedimentos adotados para as desapropriações e que isso seja feito com a participação das comunidades envolvidas”, declarou a vereadora ao final da reunião, que contou com a participação de Sérgio Barbosa, Coordenador de Projetos do Sistema de Informação Georeferenciada (SIG) da Concessionária Bahia Norte, e dos técnicos da Agência Estadual de Regulação de Serviços Públicos de Energia, Transportes, e Comunicações da Bahia (Agerba), Neomilton Belchote Nogueira, e José Alberto Delgado.
 
Via Metropolitana – Segundo a Bahia Norte, a Via Metropolitana contempla uma nova ligação entre a Rodovia CIA/Aeroporto (BA-526) e a Estrada do Coco (BA-099), o que reduzirá o tráfego na região central do Município de Lauro de Freitas. Sua implantação, além de melhorar o acesso ao litoral norte e a mobilidade na região, vai induzir ao longo dos seus 11,2 km de comprimento um novo vetor de desenvolvimento, permitindo o planejamento de ocupação adequada do solo ao seu entorno e a criação de um novo acesso à cidade, através da Rua Gerino de Souza Filho.
 
O trecho será composto de duas faixas por sentido de tráfego e contará com um avançado sistema de operação e monitoramento das vias. Os usuários contarão com atendimento médico pré-hospitalar e socorro mecânico, tudo isso gerenciado pela Concessionária Bahia Norte, através de um moderno centro de controle operacional. A duração da obra está estimada em 18 meses.
Ascom Serin

Publique seu comentário

WordPress Lightbox