secom bahia prefeitura ilheus pmi


Porto de Ilhéus volta a exportar cacau em larga escala após 20 anos

1
338

Seis mil toneladas devem sair de porto no sul da Bahia nesta semana. Produtores ainda encaram retorno do comércio exterior como pontual.

Após 20 anos, o Porto de Ilhéus, sul do estado, vai voltar a exportar amêndoas de cacau em larga escala. A região viveu altos índices de produção e exportação no século passado. Nesta semana, os produtores de cacau ilheenses devem exportar seis mil toneladas para a Europa.

O retorno da exportação acontece após a safra encerrada em maio, que entrou no estoque em junho. Os produtores ainda encaram o movimento de retorno como pontual. Eles esperam que a volta da venda do cacau para o exterior seja contínua e que traga retornos financeiros, principalmente com a alta do dólar.

Por enquanto, os produtores ainda não são pagos, com base na nova relação do dólar com o real. A arroba do cacau gira em torno de R$ 150. Os produtores também investem na melhoria da amêndoa, o que tem atraído produtores de chocolate da Europa.

No ano passado, o Brasil produziu 280 mil toneladas de cacau, sendo que todas as indústrias juntas consomem 250 mil toneladas. Ou seja, o mercado operou com cerca de 30 mil toneladas de superávit e apenas parte desse superávit é que está sendo exportado.

(Fonte: G1 BA)

1 comment

  1. Jeca tatu do cacau 3 novembro, 2015 at 19:34 Responder

    Caro Chicó, para seu conhecimento, quem está exportando seis mil arrobas de cacau é a Cargill, para sua unidade na Holanda. Os produtores de cacau da Bahia continuam na MERDA. A Cargill importa 40.000 e exporta 6.000, só que a diferença de 34.000 fica aqui para ser consumida por nós brasileiros. Chocolate de péssima qualidade. Pelos meus calculos a arroba deveria ser vendida a 400 reais e nao os insatisfatorios 150 reais. Esta é a dura realidade . O PAÍS QUE VENDE MATÉRIA PRIMA CONTINUARÁ NA MERDA ! ! ! Sorry . . .

Publique seu comentário

WordPress Lightbox