secom bahia prefeitura ilheus pmi


WhatsApp tem tentativa de ataque que promete emojis grátis

0
281

whatsO WhatsApp vem sendo usado por internautas maliciosos para a disseminação de um link que leva a páginas suspeitas. De acordo com a empresa de segurança Kaspersky Lab, os cibercriminosos usam uma oferta de emojis a mais no teclado do mensageiro para atrair a atenção dos internautas.

WhatsApp bloqueia links do mensageiro Telegram no Android

A mensagem em português se espalha no aplicativo desde o fim de semana. Ela contém um link que obriga a instalação de um programa antes de permitir o download do suposto pacote adicional de carinhas.

Não é a primeira vez que o WhatsApp vira isca para a disseminação de links mal-intencionados. Outros golpes no mensageiro usam marcas famosas, como as lojas de roupas Zara e a H&M, para roubar dados pessoais e financeiros. Neste ano também surgiu na web o WhatsApp “azul”,  uma versão falsa do mensageiro. Para se proteger, o usuário pode seguir algumas dicas práticas.

Sobre a nova ação descoberta pela Kaspersky Lab, um recado anuncia novos emoticons animados do WhatsApp, seguido de um link. Ao acessar, o usuário é forçado a encaminhar a mensagem para três grupos de amigos no app ou dez contatos. E esse detalhe acelera o impacto da campanha para mais pessoas, em um tempo curto.

Qual a diferença entre smile, emoticon e emoji? Descubra no Fórum do TechTudo

O software que aparece é o UC Browser. Nesse caso, é exibida uma mensagem no celular falando que a memória do navegador está com problemas, forçando uma atualização. E os alertas se repetem insistentemente na tela até o usuário aceitar.

Para se proteger, é fundamental não clicar em links desconhecidos, principalmente se estiverem ofertando algo muito chamativo, mesmo se for recebido por algum amigo. Além disso, é recomendado instalar um antivírus no celular: veja a lista com opções gratuitas para Android.

(Fonte: Tech Tudo)

Publique seu comentário

WordPress Lightbox