secom bahia prefeitura ilheus pmi


6ª Conferência Municipal Cidade de Ilhéus escolhe delegados e aprova propostas prioritárias

0
244

Conferência Municipal das Cidades contou com grupos de trabalho durante o sabado- Foto Alfredo Filho Secom Ilheus (2)Entre as proposições que serão levadas para a conferência estadual, destacam-se o Plano Municipal de Turismo, as estratégias de mobilidade urbana e a adequação do Plano Diretor Municipal

“Sem dúvida alguma, foi um evento de grande importância porque serviu para aprofundarmos ainda mais o debate que nos levará à construção de um município mais inclusivo e socialmente justo. E isso se dará, entre outros aspectos, por meio de um planejamento urbano capaz de contemplar a melhoria da qualidade de vida da população”. A avaliação é do secretário de Meio Ambiente e Urbanismo, Antônio Vieira, sobre a 6ª Conferência Municipal Cidade de Ilhéus, realizada neste último final de semana (8 e 9), no auditório Hélio Pólvora, na Biblioteca Pública Adonias Filho, na Praça Castro Alves.

Entre as propostas prioritárias aprovadas, que serão encaminhadas à 6ª Conferência Estadual das Cidades da Bahia, destacam-se o Plano Municipal de Turismo, o Plano de Mobilidade Urbana, o Plano de Saneamento, a Regularização Fundiária e a Adequação do Plano Diretor Municipal. Na oportunidade, foram escolhidos para representar o município, na conferência estadual, os seguintes delegados: Ivo Evangelista, Jhonni Calasans, Antônio Vieira, Cleide Avelino, Cid Póvoas, Marlon Silveira, Diran e Vladimir Hughes.

Além de representantes de associações e entidades diversas, a 6ª Conferência Cidade de Ilhéus foi aberta com a presença do vice-prefeito Carlos Machado (Cacá) – que representou o prefeito Jabes Ribeiro, o vereador Ivo Evangelista, o presidente da Federação das Associações de Moradores de Bairros de Ilhéus, Marcos Lessa, os secretários municipais de Planejamento, Joaquim Bastos, de Relações Institucionais, Frederico Vesper, de Indústria e Comércio, Roberto Garcia, de Educação, Marlúcia Rocha, de Comunicação Social.  Valério de Magalhães, a presidente do Instituto Nossa Ilhéus, Socorro Mendonça, entre outros.

Regina Farias, engenheira sanitária e coordenadora da conferência, explica que o representante dos trabalhadores na delegação será eleito durante reunião que acontecerá na próxima sexta-feira, 15 de abril, na sede da Secretara de Meio Ambiente e Urbanismo (Sema), localizada no bairro Cidade Nova. “Na oportunidade, também estaremos efetivando a renovação do Conselho Municipal da Cidade de Ilhéus, processo iniciado durante a realização da 6ª conferência”, acrescenta.

Abertura – A conferência magna do evento foi proferida pelo coordenador de Infraestrutura da Secretaria de Desenvolvimento Urbano (Sedur) do Estado da Bahia, Ademar de Freitas. Segundo ele, “o primeiro passo para a construção de uma cidade mais justa, inclusiva e participativa passa por uma integração entre o poder público e a sociedade, que tem, evidentemente, diferentes agentes com demandas diversas”. E acrescentou: “Quando o Poder público ouve a população é mais fácil saber o que ela necessita. Se torna mais palpável buscar soluções conjuntas e efetivas. Por isso, é importante a realização das conferências, pois permite essa troca de experiências”.

Freitas afirmou, ainda, que diversos eventos têm levado os municípios a discutirem temas como mobilidade e acessibilidade. “As cidades cresceram e soluções para esses e outros problemas são cada vez mais necessárias, uma vez que eles repercutem no cotidiano urbano. Desde quem precisa se locomover de ônibus até aqueles que necessitam de cadeira de rodas”.

Conferência – Com o objetivo de transformar Ilhéus em um município mais “inclusivo, participativo e socialmente justo”, durante dois dias, a conferência debateu temas de grande importância. Além da aprovação do regimento interno da conferência, a iniciativa apresentou os seguintes eixos temáticos: “O Brasil Urbano: a cidade que temos; “A função social da cidade e da propriedade”; “O Plano Diretor”; e, por fim, “A cidade que queremos”.

O evento discutiu “A Função Social da Cidade e da Propriedade”. Após a solenidade de abertura e da conferência magna, na sexta-feira, 8, uma série de atividades marcou o evento no sábado, dia 9. Entre eles, o resultado das discussões e a escolha dos nove delegados que irão representar a cidade na 6ª Conferência Estadual. A convocação para a conferência atende ao disposto no Decreto Federal nº 5.790, de 2006, que dispõe sobre a composição, competências e funcionamento do Conselho das Cidades (ConCidades).

(Secom – Ilhéus)

Publique seu comentário

WordPress Lightbox