secom bahia prefeitura ilheus pmi


Península de Maraú: o paraíso natural ameaçado pelo lixo

0
331

lixao-2.1De Maraú Notícias

A completa omissão do poder público municipal faz com que o lixão da BR 030, na Península de Maraú, se torne um problema cada vez mais grave. Turistas e moradores enviam para a nossa redação diariamente fotos assustadoras que revelam o tamanho do descaso. O lixo já chega a ocupar as margens da estrada, fazendo parte do cartão postal que recepciona os turistas que cruzam a BR 030 até os destinos mais procurados. Porcos e urubus já dividem espaço com os carros em trânsito na via.

Vale ressaltar que desde 20 de outubro de 2015 com o Plano de Gestão Integrada dos Resíduos Sólidos (PGIRS) sancionado, o poder público municipal assumiu a obrigação de dar uma destinação mais adequada ao seu lixo. Contudo, não há o menor esforço em cumprir o plano e o lixão que atende a Península de Maraú, que diga-se de passagem fica em área de preservação ambiental, segue acumulando lixo além de sua capacidade, tornando-se um problema ainda mais grave no verão quando o fluxo de turistas se acentua.

O município de Maraú é um dos 65 município contemplados com o título de indutores do turismo regional, mas o descaso do poder público com a correta destinação do lixo ameaçam seriamente o futuro da atividade turística no local. Moradores, empresários e turistas pedem o mínimo de atenção para resolver este grave problema que afeta negativamente a vida de todos.

Publique seu comentário

WordPress Lightbox