secom bahia prefeitura ilheus pmi


Biblioteca Pública recebe 1º Encontro Homens de Axé de Ilhéus

0
397
Biblioteca Pública recebe 1º Encontro Homens de Axé de Ilhéus.

Biblioteca Pública recebe 1º Encontro Homens de Axé de Ilhéus.

A Biblioteca Pública Adonias Filho, localizada na Praça Castro Alves, Centro, recebe na próxima sexta-feira, dia 15, às 19h, a abertura do Primeiro Encontro Homens de Axé de Ilhéus, realizado pelo Núcleo Homens de Axé –Renafro/Ilhéus. No sábado, o evento terá início às 8h30min. A iniciativa tem apoio da Secretaria de Cultura (Secult) de Ilhéus.

O encontro dará continuidade às discussões sobre a saúde do homem desenvolvidas pelo grupo de trabalho Homens de Axé, da Rede Nacional de Religiões Afro-Brasileiras e Saúde. Pretende também estimular nos espaços internos e externos aos terreiros o desenvolvimento de promoção da igualdade de gênero e da saúde a esse público.

Também com apoio da Secult, já foram realizados outros eventos importantes para discutir aspectos acerca das religiões afro-brasileiras, como o Projeto Terreiro Legal, em 2014, o X Seminário Nacional Religiões Afro-Brasileiras e Saúde e a I Conferência e o II Encontro de Juventude de Terreiro de Ilhéus, ambos em 2015.

Programação – Na sexta, dia 15, às 20h será realizada a Conferência de Abertura, como o tema “As práticas de cuidados e a Promoção da Saúde dos Homens de Terreiros: O olhar da tradição religiosa Afro-Brasileira para as políticas públicas”. Às 20h30min ocorre  apresentação cultural.

No sábado, dia 16, o evento terá início às 8h30min, com o credenciamento; às 9h terá as boas vindas e cânticos de louvor à vida e à natureza; 9h20min acontecerá a apresentação do vídeo “Homens de Axé: Praticas de Saúde  e Vivências nos Terreiros de Ilhéus”; 9h40min será realizada a roda de conversa “A política de atenção à saúde do homem no Brasil: Os paradoxos da medicalização do corpo masculino”; a partir das 10h20min será realizado debate.

Pela tarde, a programação do eveà a natureza; 13h50min será discutido “O cuidado da saúde dos Homens nos Terreiros: Qual o papel do Terreiro na Saúde dos Homes”; às 14h20min, o tema da discussão será “Jovens Homens de Terreiros: Drogas, o que os Jovens homens de terreiro têm a ver com isso”; às 15h20min, a roda de conversa será com o tema “Por uma agenda de saúde para os homens de terreiros de Ilhéus”. O evento será encerrado às 16h20min,  com apresentação cultural.

(Secom Ilhéus)

Publique seu comentário

WordPress Lightbox