secom bahia prefeitura ilheus pmi


Secretário de Administração de Itabuna fala sobre remoção de baronesas do Rio Cachoeira

0
346
As baronesas não retiradas na Beira Rio, em Itabuna, acabam desaguando na baía do Pontal, foz do Rio Cachoeira. Foto - Blog do Chicó.

As baronesas não retiradas na Beira Rio, em Itabuna, acabam desaguando na baía do Pontal, foz do Rio Cachoeira, em Ilhéus. Foto – Blog do Chicó.

O secretário de Administração da Prefeitura Municipal de Itabuna, Dinailson Oliveira, concedeu entrevista ao Programa “Alerta Total” da TV Cabrália, para falar sobre a remoção das baronesas do Rio Cachoeira. Segundo ele, após as chuvas que ocorreram na região nos últimos dias, foi possível iniciar o procedimento de retirada das plantas aquáticas que se concentraram na estrutura da Ponte Miguel Calmon (Ponte do Marabá).

Dinailson afirmou que a vazão da água ainda não foi suficiente para retirar por completo as baronesas, mas que dará continuidade ao trabalho visando limpar a superfície do rio o máximo possível. Para o secretário, é preciso que chova na região de Itajú do Colônia só assim o rio receberá um volume maior de água. A prefeitura de Itabuna está retirando as baronesas presas à estrutura da ponte e levando-as ao aterro sanitário da cidade, de modo a não afetar as praias da cidade de Ilhéus.

Tal medida visa preservar o meio ambiente, mantendo limpas as praias onde o rio desagua. “O prefeito assumiu o compromisso e vamos reduzir significativamente o volume de baronesas que seguiam rumo a Ilhéus”, comenta. Na oportunidade, o secretário esclareceu que a equipe de engenheiros da Secretaria de Desenvolvimento Urbano (Sedur) já analisou e atestou a segurança quanto à estrutura da Ponte do Marabá.

Dinailson informou ainda que a prefeitura irá realizar um processo licitatório visando contratar maquinário especializado no procedimento de remoção das baronesas e que, enquanto não se realiza a licitação, a prefeitura continuará realizando o serviço dentro de suas possibilidades. Por fim, o secretário justificou que a interdição da Ponte, realizada na noite da segunda-feira (03), foi por conta da necessidade de movimentar o maquinário utilizado na retirada das baronesas e comunicou que o trabalho voltará a ser executado a partir das 19 horas desta terça-
feira (04), novamente com a interdição da Ponte.

(Ascom Itabuna)

Publique seu comentário

WordPress Lightbox