secom bahia prefeitura ilheus pmi


Emasa avalia a qualidade da água e chama a atenção para o uso racional

0
342

Avaliação da Qualidade e Uso Racional Waldir Gomes (6)A qualidade da água que chega às torneiras dos itabunenses tem sido um motivo de grande preocupação da Empresa Municipal de Águas e Sanemento (Emasa), que diariamente produz um índice da Qualidade de Água Distribuída à população. Com base neste índice, o presidente da Emasa, Jader Guedes, informa que a qualidade da água está excelente. “Nos últimos 50 dias nossa água está seguindo todos os padrões de qualidade. Está excelente”, garante.

O presidente informa que há 50 dias Itabuna não tem tido problemas de água, mas mesmo diante deste cenário favorável é preciso que a população desperte para a consciência coletiva do uso racional. “A qualidade está muito boa, o volume distribuído está excelente, mas mesmo diante do clima de tranquilidade e de boas perspectivas devemos ter cautela”, avalia Jader Guedes, informando que no momento estão sendo captados 700 litros/segundo nas duas estações de tratamento.

 E lembra que além do monitoramento diário realizado por uma equipe técnica que avalia os parâmetros físico-químicos e bacteriológicos da água na ETA (Estação de Tratamento de Água), no início do ano, esta mesma equipe percorreu a foz do rio do braço em Castelo Novo com o objetivo de identificar anormalidades referentes ao teor de cloreto de sódio. “Tudo segue dentro da normalidade”.

Análise Laboratorial

A bioquímica Sandra Santana, responsável pelo Controle de Qualidade da Água na Emasa, ressalta que hoje a água distribuída em Itabuna segue todos os parâmetros preconizados pela portaria 2.914/2011. “É um longo processo de análise físico-químico e bacteriológico. Entre os itens avaliados, nível de turbidez, alcalinidade, condutividade elétrica, cloro residual, coliformes fecais, cor, odor e ph”, informa.

Sobre o nível de cloreto de sódio, que no ano passado apresentou 3.000mg/litro, deixando a água totalmente fora do padrão e recomendada apenas para uso doméstico, hoje segue dentro da normalidade. “A portaria 2.914/2011 recomenda que o nível de cloreto seja de 250mg/litro, hoje a água distribuída pela Emasa apresenta 21mg/litro. Está excelente”, analisa a bioquímica Sandra Santana.

(Fonte: Secom Itabuna)

Publique seu comentário

WordPress Lightbox