secom bahia prefeitura ilheus pmi


Prefeito Fernando Gomes fará saudação ao novo bispo de Itabuna

0
338
Dom Carlos Alberto dos Santos, bispo de Itabuna.

Dom Carlos Alberto dos Santos, bispo de Itabuna.

Representando os demais prefeitos que integram a jurisdição eclesiástica da Diocese de Itabuna, o prefeito Fernando Gomes fará a saudação inicial ao novo bispo diocesano, Dom Carlos Alberto dos Santos, que será empossado nesta sexta-feira (07) como o 5º titular do bispado itabunense. O Ato de Posse Canônica, que será marcada com uma Solene Concelebração Eucarística, terá inicio às 17 horas com a cerimônia de acolhida na Catedral de São José. A organização do evento conta com o apoio da Prefeitura de Itabuna.

Na oportunidade, o chefe do executivo itabunense fará a entrega simbólica da chave da cidade e, em seguida, usará da palavra para seu pronunciamento de boas-vindas ao novo bispo. A solenidade reunirá em Itabuna bispos e arcebispos de várias dioceses do sub-regional 3 (Bahia e Sergipe) da Conferência Nacional dos Bispos do Brasil (CNBB), além de bispos, religiosos e sacerdotes de várias partes do Brasil, bem como milhares de fiéis dos 19 municípios da Diocese local.

Dom Carlos Alberto

Nascido 02 de outubro de 1955 a Tobias Barreto, na Diocese de Estância, Sergipe, Dom Carlos Alberto completou seus estudos em filosofia na Faculdade Salesiana de Lorena e os de teologia no Instituto Salesiano Pio XI, em São Paulo. Ordenado sacerdote em 21 de maio de 1983 para a Arquidiocese de Aracaju, na qual o prelado foi reitor do seminário menor do Sagrado Coração de Jesus; Administrador paroquial; e Reitor do Seminário Provincial Nossa Senhora da Conceição.

Ainda na capital sergipana, o bispo foi capelão da Renovação Carismática Católica; coordenador de vocações e ministérios; diretor espiritual do Seminário Menor; pastor em diferentes comunidades; responsável pela formação dos diáconos permanentes; Representante do clero; membro do conselho de sacerdotes, o colégio dos consultores e o conselho pastoral da arquidiocese.

Eleito bispo e nomeado para a Diocese de Teixeira de Freitas-Caravelas em 15 de junho de 2005, Dom Carlos Alberto recebeu ordenação episcopal no dia 26 de julho do mesmo ano. Transferido daquela diocese do extremo sul baiano  no o último dia 1º de fevereiro, o novo bispo itabunense tem como lema episcopal “Per Mariam ad eucharistiam” (Por Maria a Eucaristia).

(Ascom Itabuna)

Publique seu comentário

WordPress Lightbox