secom bahia prefeitura ilheus pmi


Atualização em Melanoma capacita médicos e estudantes de medicina, em Ilhéus

0
398
Palestrantes do Curso de Atualização em Melanoma, em Ilhéus_divulgação

Palestrantes do Curso de Atualização em Melanoma, em Ilhéus_divulgação.

Pela primeira vez, o sul da Bahia sediou o Curso de Atualização em Melanoma Cutâneo promovido pelo Grupo Brasileiro de Melanoma (GBM), em parceria com a clínica AMO. O evento de porte nacional, que aconteceu no último sábado, dia 27, em Ilhéus, contou com a presença de palestrantes renomados da Bahia e do Paraná.

O público presente, formado por médicos de diversas especialidades e estudantes de medicina, recebeu informações importantes sobre fatores de risco, diagnóstico, análise do laudo anatomopatológico, tratamento cirúrgico e clínico. De acordo com o cirurgião oncológico, Dr. Miguel Brandão, que palestrou no curso, “quanto mais precoce o diagnóstico, maior a chance de cura do paciente. A abordagem inicial é fundamental”.

A dermatologista e coordenadora do evento, Dra. Thais Saback, ministrou sobre epidemiologia e relatou que o curso obteve êxito em seu objetivo. “É uma alegria ver a plateia cheia, com médicos de diversas especialidades, interessados nesse tema. Recebemos pessoas de Ilhéus, Itabuna, Teixeira de Freitas e até mesmo de Salvador”, comentou.

Outros palestrantes também destacaram a importância de manter-se atualizado sobre o melanoma cutâneo. Para o dermatologista convidado, Dr. Carlos Bastos, do Paraná, “a gente leva através do GBM o conhecimento, para tentar reduzir a incidência. O melanoma é um tumor extremamente perigoso, com alto índice de mortalidade. Temos como objetivo aumentar o número de diagnósticos precoces que farão a diferença na vida desses pacientes”.

O Dr. Rafael Ribeiro, cirurgião oncológico, ressaltou que a incidência de melanoma cresce muito no Brasil, em especial na Bahia. “É muito importante para especialidades ligadas direta e indiretamente, que estejam cientes da necessidade de avaliação especializada das lesões pigmentadas da pele”, enfatizou.

O médico patologista, Dr. Nathanael Pinheiro, lembrou que “nem todos os pacientes são vistos por dermatologistas. É importante que médicos de outras áreas tenham conhecimento sobre isso, para que sejam capazes de identificar lesões que precisem ser melhor investigadas, e assim, encaminhar para o dermatologista ou alguém de maior expertise em melanoma”.

Participantes também comentaram sobre a relevância da capacitação recebida. O Dr. Fábio Goulart, cirurgião geral e de tórax, disse “é muito importante a gente se informar, ter um conhecimento a mais. Como devemos agir, conduzir a cirurgia, agregar conhecimento profissional”.

De acordo com a Dra. Alba Ikuta, pediatra, “as lesões estão cada vez mais comuns e atingem um público muito jovem, inclusive crianças. A gente precisa saber avaliar essas lesões”. A estudante de medicina da Uesc, Nicole Guimarães, ressaltou que “o curso é muito importante para mim, porque quero trabalhar na área de dermatologia”.

A atividade contou ainda, com as apresentações do Dr. Adriano Carvalho, que orientou sobre tratamento cirúrgico da doença avançada; e do Dr. Rodrigo Guedes que explanou sobre tratamento clínico da doença avançada. Um workshop de dermatoscopia encerrou os trabalhos do primeiro curso de atualização em melanoma cutâneo, em Ilhéus.

Publique seu comentário

WordPress Lightbox