secom bahia prefeitura ilheus pmi


Produção de chocolate no sul da Bahia é tema de debate na Câmara de Ilhéus

0
291
MacedoPhotodesigner-7

Gérson Marques.

A convite do vice-presidente da Câmara de Vereadores de Ilhéus, Gil Gomes, o produtor de chocolate Gérson Marques participou da sessão da terça-feira (13) para apresentar as novas estratégias para o desenvolvimento da região através da cultura do cacau e da produção do chocolate.

Em seu discurso, o produtor traçou um panorama desde o início da produção de cacau até os dias atuais. Segundo ele é necessário traçar metas para salvar a cacauicultura, que foi criada aqui na região. “A nossa região sofreu muito com a chegada da vassoura de bruxa, mas antes dela, a queda na produção de cacau já havia afetado vários setores que trabalhavam com o fruto”.

O cenário de crise forçou os produtores a buscarem uma nova saída, pois a produção e exportação de cacau estava em desvantagem em relação aos países africanos que se tornaram os maiores produtores do mundo.  A região hoje conta com cerca de 40 pequenos produtores, que estão inovando o método de produção, colheita, secagem e fermentação do cacau. Tais mudanças agregam valor ao produto e o transformam num concorrente forte no mercado internacional.

A Associação de Produtores de Chocolates de Origem do Sul da Bahia (Chocosul), da qual Gérson é presidente, tem um ano de existência e busca o selo de indicação geográfica, rótulo que mostra a origem do produto, reconhecendo a qualidade na produção como é o caso da Cachaça de Salinas, único produto que possui esse selo na Bahia. Há alguns anos o município exportava apenas a matéria prima e hoje pode ver o produto chocolate inserido no mercado internacional. Atualmente uma produção de chocolates finos tem voltados os olhos do mundo para Ilhéus.

Através do evento “Salão do Chocolate” que está em sua 9ª edição, pequenos produtores podem vender seus produtos e conseguir mais informações e conhecimento com palestras e debates que contam com a presença de especialistas no assunto. A parceria entre empresas privadas, poder público e órgãos de fomento ao empreendedorismo como Senai e Sebrae também são de extrema importância para que este mercado cresça e leve Ilhéus novamente para o cenário do qual sempre fez parte.

Para o vereador Gil Gomes, “discutir e pensar o cacau é algo que nós temos o dever de fazer, pois ele foi por muitos anos a mola propulsora da nossa sociedade, gerou empregos e trouxe riquezas, e eu acredito que com essas novas técnicas de manejo e com investimento, poderemos com certeza fazer com que Ilhéus esteja entre as maiores cidades produtoras de chocolate do país”.

(Fonte: Ascom Câmara de Vereadores de Ilhéus)

Publique seu comentário

WordPress Lightbox