secom bahia prefeitura ilheus pmi


Defesa Civil participa de sessão na Câmara de Vereadores

0
297
Joandre Neres, coordenador da Defesa Civil de Ilhéus.

Joandre Neres, coordenador da Defesa Civil de Ilhéus.

Uma equipe da Defesa Civil de Ilhéus participou na sessão ordinária da terça-feira (05) da Câmara de Vereadores. O coordenador da equipe, Joandre Neres explicou o trabalho que a Defesa Civil realiza na cidade através de monitoramento, mapeamento e atenção aos locais de alta vulnerabilidade.

Segundo ele, Ilhéus possui sérios riscos de alagamentos e deslizamentos que já foram mapeados em 2008 por equipes especializadas. Joandre informou que as ocupações irregulares de lugares como manguezais e a falta de planejamento contribuem muito para que deslizamentos ocorram.

“O trabalho da Defesa civil é prevenir situações de calamidade através de estudos e pesquisas, reconstruir cenários e prestar assistência às famílias através de encaminhamentos para a Secretaria de Desenvolvimento Social”, informou. De acordo com ele, várias famílias que tiveram seus imóveis destruídos pela chuva de 2013, que atingiu a marca de 180 ml em 24 horas, foram contempladas com o programa Minha Casa Minha Vida e puderam deixar de morar em locais de risco. Em 2017, 14 famílias do Alto do Amparo foram encaminhadas para o mesmo programa.

“O maior desafio é convencer a população de áreas de vulnerabilidade a sair daqueles locais, muitos vem de cidades vizinhas e acabam construindo em manguezais e áreas impróprias”. Através de parceira com a Universidade Estadual de Santa Cruz (UESC), estudantes realizam projetos para conscientizar famílias que ainda resistem em permanecer nas localidades.  A Defesa Civil possui dois números de telefone ativos que podem ser acionados a qualquer hora, 73-98827-3653 e 73-3242-3597.

(Fonte: Ascom Câmara de Vereadores de Ilhéus)

Publique seu comentário

WordPress Lightbox