secom bahia prefeitura ilheus pmi


Inscrições abertas para oficina gratuita de Composição Musical em Ilhéus

0
292

compositoresencontro_fotoanaleeA oficina será ministrada pelos músicos Danilo Oliveira e Lula Soares Lopes. Projeto tem apoio do Fundo de Cultura

Estão abertas as inscrições para Oficinas de Composição Musical, que visam aprimorar técnicas e práticas, além de integrar e fazer convergir saberes entre profissionais e entusiastas da música. São disponibilizadas gratuitamente, 80 vagas, que serão distribuídas em quatro turmas. A oficina é parte integrante do Encontro de Compositores do Litoral Sul da Bahia e as inscrições devem ser realizadas exclusivamente pelo site www.encontrolitoralsul.com.br.

As aulas acontecerão na Academia de Letras de Ilhéus e terão carga horária de 12 horas, sendo realizadas sempre nos dias que antecedem os shows do Encontro, às 14 horas: 05 a 07 de março, 10 a 12 de abril,  08 a 10 de maio e 12 a 14 de junho.

 A oficina será ministrada pelos músicos Danilo Oliveira e Lula Soares Lopes, ambos de reconhecida atuação musical na região e que trazem experiências em gêneros musicais que vão do forró ao eletrônico. O resultado de cada turma será uma composição musical que deverá ser apresentada na noite do seu encerramento, durante a mostra do Encontro de Compositores do Litoral Sul da Bahia. Estudantes da rede pública de ensino, com idade a partir de 12 anos, terão prioridade no preenchimento das vagas.  Dúvidas ou solicitações de informações podem ser enviadas para  contato@encontrolitoralsul.com.br

 O Encontro de Compositores do Litoral Sul da Bahia vai promover shows de 16 artistas autorais no palco do Teatro Municipal de Ilhéus, entre março e junho. Este projeto conta com apoio financeiro do Governo do Estado, por meio do Fundo de Cultura, programa das secretarias da Fazenda e de Cultura do Estado da Bahia. Conta também com o apoio cultural da Quantum Agência de Publicidade, Criadouro Soluções Culturais, Academia de Letras de Ilhéus e Secretaria de Cultura de Ilhéus.

Sobre o facilitador Danilo Nascimento – Graduando em Composição e Regência – UFBA. Atua como compositor, violonista, cantor e arranjador desde 1999. De 2005 a 2008 atuou como violonista, cantor e diretor musical da banda musical FÓRROAFIADO, que gravou o álbum “Noite de Lua Inteira”. De 2012 a 2014 atuou como violonista e arranjador do grupo Mulheres em Domínio Público. De 2012 até os dias atuais atua como educador de Música da Fundação Fé e Alegria, onde gravou um CD e um DVD autoral em 2014-2015, intitulado “Vida de Estudante”.

Sobre o facilitador Lula Soares Lopes – Advogado, baterista, DJ, produtor e beatmaker, desenvolve projetos musicais a partir da utilização de elementos eletrônicos como samples, midi, loops e instrumentos virtuais que possibilitam, através de controladores e equipamentos de manuseio, criar e manipular música com qualidade e de  forma simplificada. Foi facilitador da “Oficina de Ritmos” onde ensinou aos participantes sobre criação de beats e músicas com programações eletrônicas. Ministrou um Workshop de produção de beats de hiphop no Colégio Municipal Paulo Américo, promovido e organizado pelo coletivo Cine Pivete, visando levar à população de baixa renda as possibilidades do universo de criação e desenvolvimento musical.

Fundo de Cultura do Estado da Bahia (FCBA) – Criado em 2005 para incentivar e estimular as produções artístico-culturais baianas, o Fundo de Cultura é gerido pelas Secretarias da Cultura e da Fazenda. O mecanismo custeia, total ou parcialmente, projetos estritamente culturais de iniciativa de pessoas físicas ou jurídicas de direito público ou privado. Os projetos financiados pelo Fundo de Cultura são, preferencialmente, aqueles que apesar da importância do seu significado, sejam de baixo apelo mercadológico, o que dificulta a obtenção de patrocínio junto à iniciativa privada. O FCBA está estruturado em 4 (quatro) linhas de apoio, modelo de referência para outros estados da federação: Ações Continuadas de Instituições Culturais sem fins lucrativos; Eventos Culturais Calendarizados; Mobilidade Artística e Cultural e Editais Setoriais. Para mais informações, acesse: www.cultura.ba.gov.br

(Ascom Cultura BA)

Publique seu comentário

WordPress Lightbox