secom bahia prefeitura ilheus pmi


Secretários da Assistência Social serão capacitados pelo Estado da Bahia

0
314

Secretários de Assistência Social do Território Litoral Sul participam nos próximos dias 16 e 17, no Campus 2 da Unime – Itabuna de um encontro com técnicos do governo do Estado, que estarão ministrando palestras e oficinas de capacitações. O evento foi uma solicitação do Fórum de Secretários de Assistência Social – FRAS ao titular da secretaria de Justiça, Direitos Humanos e Desenvolvimento Social da Bahia, Carlos Martins.

O primeiro dia do evento tem início com as Oficinas de Proteção Social Básica sobre Proteção e Atendimento Integral à Família (PAIF) e Serviço de Convivência e Fortalecimento de Vínculos (SCFV), das 8 às 18 horas. No segundo dia do encontro, serão realizadas as palestras sobre o Sistema Único de Assistência Social (SUAS), o programa Bolsa Família e Cadastro Único como estratégia primordial para Vigilância Socioassistencial e Acompanhamento Familiar.

De acordo com o presidente do FRAS e secretário de SAS de Floresta Azul, Alexsandro Barreto do Nascimento, a área de acompanhamento familiar é um dos grandes desafios em todo o Estado para os gestores municipais, que precisam orientar os técnicos locais sobre a diferença entre atendimento e acompanhamento. “O acompanhamento dá autonomia ao indivíduo, a família, para eles saírem da situação de vulnerabilidade, que pode ser financeira, afetiva, entre outras situações”.

O FRAS é uma ação do Programa de Apoio Gerencial e Institucional às Prefeituras do Território Litoral Sul – AGIR-LS, desenvolvida pela Associação dos Municípios da Região Cacaueira – Amurc e a Pró-reitoria de Extensão da Universidade Estadual de Santa Cruz – Uesc. Recentemente, os secretários apresentaram ao titular da SJDHDS da Bahia, as demandas de capacitações com o objetivo de fortalecer as políticas de Assistência Social no Território.

Publique seu comentário

WordPress Lightbox