secom bahia prefeitura ilheus pmi


Comissão de Acompanhamento faz nova avaliação das obras da nova ponte de Ilhéus

0
302
Reunião fiscalização da ponte. Foto - Rodrigo Macedo.

Reunião fiscalização da ponte. Foto – Rodrigo Macedo.

A Comissão de Acompanhamento da Obra (CAO) da nova ponte de Ilhéus – a primeira estaiada da Bahia, que irá ligar o centro urbano à zona sul da cidade, reuniu-se, na tarde de ontem, dia 23, no Auditório do Centro de Convenções, para fazer mais uma avaliação sobre o andamento das obras. Foram apresentadas novas licenças ambientais e de segurança, além do avanço das atividades de desapropriação que já conta com 95% concluído pelo Governo do Estado.

A comissão tem como meta produzir relatórios de acompanhamento das obras, que atualmente estão com 55% de execução e previsão para concluir os trabalhos no segundo semestre de 2019. O grupo é formado pela Prefeitura, Associação Comercial de Ilhéus (ACI), Associação de Turismo de Ilhéus (ATIL), Uesc, Faculdade de Ilhéus, Associação de Moradores do São Miguel, Colônias de Pescadores, além das empresas executoras e da Secretaria de Infraestrutura do Estado da Bahia.

Avanços – Durante o sétimo encontro, os engenheiros explicaram que a construção segue em ritmo avançado, cujas etapas, até agora executadas, demandam um tempo maior de engenharia. De acordo com os técnicos, a base central terá 95 metros de altura, mas a construção atingiu uma profundidade de 44 metros, sendo 10 deles com perfuração de rochas. Já a concretagem do mastro será feita no próprio local e na sequência, a instalação dos estais. Esta semana, a construtora OAS iniciou o processo de demolição das residências situadas no Nova Brasília.

O vice-prefeito do município, José Nazal, ressaltou a importância de realizar encontros dessa natureza, “pois esse é o momento de verificar, discutir e resolver eventuais questão que possam trazer transtorno para a população durante e após a execução da ponte. Aqui estão reunidas entidades envolvidas na construção e interessados em saber o andamento da execução de um monumento desse porte”, ressaltou.

A nova ponte ligará a Orla Sul à Orla Norte, da praia do Cristo ao Morro de Pernambuco, e vai beneficiar milhares de moradores e visitantes. O comprimento será de 533 metros e a largura de 25,30 metros, com quatro pistas de rolamento para veículos, uma ciclovia e faixa para pedestre. De acordo com o projeto, fará parte do conjunto da obra, um sistema viário de acesso ao Porto de Malhado, Distrito Industrial de Ilhéus e ao futuro Porto Sul.

(Fonte: Secom Ilhéus)

 

Publique seu comentário

WordPress Lightbox