Criatividade e Artes no Desenvolvimento Pessoal – Em Ilhéus
SER CRIATIVO É PRA TODOS?
Se você acredita que somente artistas podem ser e são excelentes criativos, é tempo de repensar. Nascemos criativos, como muitas crianças desde cedo nos mostram: são exímias pesquisadoras, abertas ao novo, lidam muito bem com ‘erros e acertos’, são incansáveis em descobrir soluções diferentes para um mesmo desafio, não se prendem aos julgamentos alheios, divertem-se ao criar, enfim: são espontâneas.
Pena que vamos nos distanciando desse potencial inato, que pede cultivo e prática. E nada melhor que um caminho lúdico e artístico para nos reconectar a essa força que se oculta em nós, adultos e até mesmo as crianças.
Essa é a proposta do CRIARTE- criatividade com a arte de pintar, um projeto pioneiro que estreou em Ilhéus em 2018, numa parceria com a Escola Villa Verde e em 2019 abre suas portas ao público geral de Ilhéus. Fundados por um artista plástico e ex-publicitário e uma educadora especializada em desenvolvimento lúdico-criativo, Jean Louiss e Daniellla Gomes apostam numa necessidade atual de reacreditarmos e expressarmos nosso poder de (co)criar beleza, harmonia, envolvendo autoconhecimento, ludicidade e criatividade através da pintura, mesmo sem experiência anterior com essa arte, levando isso para a vida. Matrículas abertas ao curso semestral, para crianças e adultos, em Ilhéus. Mais info: www.jeanlouiss.art.br/criarte
Algumas dicas para perceber como anda sua expressão criativa na vida:
- Mesmo ouvindo que sou criativo/a, é importante eu me sentir assim.
- Se não me sinto nem um pouco criativo/a, posso observar mais crianças ao meu redor.
- Quando surge um desafio, procuro olhar para o mesmo sob diferentes perspectivas.
- Ao me motivar a experimentar algo novo, sigo em frente mesmo com desaprovações alheias.
- Compartilho minhas criações e experimentos me sentindo confortável e confiante.
- Posso me abrir a experienciar contextos novos na vida. Posso começar algo que nunca fiz antes.
- Divirto-me no processo de criar algo novo ou diferente, lidando bem com os chamados erros e acertos.
Sim!Todos nós somos criativos! Vamos voltar a confiar nisso?