Abaíra completa 57 anos, deputado Laerte de Vando parabeniza o município
A história e a tradicional cachaça de Abaíra foram destacadas pelo deputado estadual Laerte do Vando (PSC) em moção de congratulações pela passagem do aniversário de 57 anos de emancipação política do município, a ser comemorado nessa sexta-feira (22).
O parlamentar lembrou que a história de fundação da cidade se confunde com a de José Joaquim de Azevedo, mais conhecido como “Zé da Venda”. Foi ele quem recebeu uma fazenda como herança e decidiu abrir um comércio para atender as necessidades dos mineradores que se deslocavam de Bom Jesus do Rio de Contas para Mucugê.
Com o passar do tempo, os frequentadores daquele lugar decidiram permanecer na localidade. Zé da Venda, por sua vez, doou lotes de terra para que os novos moradores fixassem residência no entorno da Igreja Matriz – atualmente, principal evidência de fundação da cidade no período colonial. Assim, surgiu o primeiro povoado com o nome de “Venda”.
O crescimento foi rápido e logo passou a ser renomeado como distrito de Tabocas, devido a grande quantidade de espécie de bambu nas margens do rio Taboquinha. Mas foi por meio de lei estadual, aprovada em 9 de agosto de 1916, que o distrito teve o nome alterado para Abaíra, sendo emancipada e desmembrada do município de Piatã pela lei nº 1.622 de 22 de fevereiro de 1962.
Além das tradicionais festas – a exemplo da festa da padroeira Nossa Senhora da Saúde e das festas juninas – , Abaíra é conhecida pela produção da melhor cachaça da região. Por esse motivo, a cada dois anos, o município realiza um festival com o intuito de disseminar técnicas de manejo e cultivo da cana de açúcar, principal cultivo da cidade para a produção da bebida.
“Enalteço o excelente trabalho que o prefeito, Edvaldo Luz Silva – carinhosamente conhecido como “Diga” -, vem realizando em prol do bem estar e crescimento dos munícipes”, destacou o parlamentar.