secom bahia prefeitura ilheus pmi


NUSAT e CEMAE realizam I Seminário sobre Orientações Trabalhistas e Previdenciárias

0
298

NUSAT e CEMAE realizam I Seminário sobre Orientações Trabalhistas e Previdenciárias. Imagem Divulgação.O Núcleo de Saúde do Trabalhador (NUSAT) e o Centro de Atendimento Especializado (CEMAE) do município de Ilhéus estão organizando o I Seminário sobre Orientações Trabalhistas e Previdenciárias, com uma programação voltada ao público em geral, mas especialmente para usuários do Centro Especializado e demais trabalhadores formais e informais. O evento acontecerá no próximo dia 21 de agosto, no auditório da Secretaria Municipal de Saúde (Sesau), antigo prédio da Embratel, no centro.

Diante do atual contexto socioeconômico, tornam-se fundamentais ações de promoção e proteção da saúde do trabalhador, além de atividades de educação voltadas às suas principais carências e dificuldades. Neste sentido, o evento contará com a presença de um especialista do INSS, que comunicará sobre os principais direitos trabalhistas e previdenciários, a fim de oferecer acesso a informações atualizadas de interesse público.

Direitos e Deveres – A legislação acerca do trabalho é muito extensa, o que em grande parte, justifica o desconhecimento, tanto dos empregadores quanto dos empregados sobre determinados temas. Conhecer quais os direitos e deveres, quais os procedimentos corretos para as contratações ou até mesmo o que fazer numa situação de acidente de trabalho são informações fundamentais que fortalecem as relações, além de fomentar mais transparência nos contratos de trabalho.

Devido ao desrespeito às normas de saúde e de segurança, os acidentes de trabalho são bastante comuns no Brasil. Além desses, existem inúmeras doenças relacionadas ao trabalho, como as lesões por esforços repetitivos LER/DORT, cânceres e dermatoses ocupacionais, pneumoconioses, intoxicações exógenas, transtornos mentais, dentre outros. É fundamental levar informação de qualidade ao trabalhador, a fim de que este se sinta corresponsável por sua saúde e segurança.

Programação:

Evento: I Seminário sobre Orientações Trabalhistas e Previdenciárias

Local: Auditório da Secretaria Municipal de Saúde (antigo prédio da Embratel)

Data: 21 de agosto de 2019

Horário: 8h30min às 12h

Publique seu comentário

WordPress Lightbox