secom bahia prefeitura ilheus pmi


Salão do Empreendedorismo movimenta cenário de inovação em Itabuna

0
303

1(1)Evento organizado pela Setre contou com participação da Secti no concurso Semeando Soluções

Aproveitar o Salão do Empreendedorismo para movimentar o ecossistema de inovação da região sul da Bahia. Foi com este objetivo que a Secretaria de Ciência, Tecnologia e Inovação (Secti), em parceria com a Secretaria do Trabalho, Emprego, Renda e Transporte (Setre), organizou o concurso Semeando Soluções durante o Salão do Empreendedorismo, que aconteceu no dia 27 de agosto, no auditório municipal de Itabuna, Candinho Dória. O encontro reuniu diversos líderes de instituições e órgãos públicos voltados para o fomento da CT&I no estado.

Ao longo de um dia inteiro de apresentações, um dos destaques foi a premiação do Semeando Soluções, que selecionou, entre diversos candidatos, os 4 melhores trabalhos com foco em inovação na produção e venda de chocolates no Sul da Bahia. Rafael da Paixão, do Instituto Federal da Bahia de Uruçuca (Ifba) e Leilane Benevides, que atua no setor da produção de chocolates em Itabuna, levaram os prêmios na primeira e segunda colocações, respectivamente. Ambos ganharam um curso de capacitação chamado Empretec, do Serviço Brasileiro de Apoio às Micro e Pequenas Empresas (Sebrae).

Já o 3º e 4º lugar foram direcionados para Matheus Silva, também do Ifba de Uruçuca e Cláudio Costa, que atua em Eunápolis. O dois ganharam a participação no curso Liderar Futuro, do Sebrae. Os projetos, que trouxeram soluções empreendedoras para os desafios da produção de chocolates, possuem os seguintes nomes, em ordem de colocação: Barcaça Adaptada, Chocolate com Frutas, Cacau Tec e Csel.

Além da premiação, o encontro contou com a apresentação das ações da Secti por parte da secretária Adélia Pinheiro, que divulgou as estratégias para o avanço da Bahia através da ciência, tecnologia e inovação. O evento também teve a participação do secretário da Setre, Davidson Magalhães, bem como representantes da Desenbahia, Credibahia, Banco do Nordeste, Sebrae e Sine Bahia.

Outros convidados que trouxeram seus conhecimentos e trajetórias inovadoras para a ocasião foram os empreendedores baianos Rogério Salume, da Wine, Mônica Burgos, da Avatim, Leilane Benevides, da Benevides Chocolates Finos, e Maria Helena Guimarães, da Associação Só Cacau. A mesa de diálogo contou ainda com a participação de jovens empreendedores que atuam na área e compartilharam as formas como enfrentam os desafios do setor.

Publique seu comentário

WordPress Lightbox