secom bahia prefeitura ilheus pmi


Faculdade de Ilhéus faz nova formatura de Administração e Ciências Contábeis

0
561

No sábado, 7 de março, aconteceu a colação de grau da turma Professora Ittana de Oliveira Lins, dos cursos de Administração e Ciências Contábeis da Faculdade de Ilhéus, pioneiros na instituição. A solenidade foi presidida pelo professor Almir Milanesi, diretor-geral da instituição e coordenador do curso de Ciências Contábeis.

Participaram da mesa oficial da cerimônia, a coordenadora do curso de Administração e paraninfa da turma 2019.2, professora Cristiane Nunes dos Santos, o paraninfo da turma do curso de Ciências Contábeis, professor Márcio Santos Barros, a professora Rita Maria Silveira Gomes, que representou o senhor Valderico Luiz Reis Júnior, patrono da turma 2019.2 do curso de Administração,  o patrono da turma do curso de Ciências Contábeis, professor Elifaz Pereira Anunciação, a senhora Viviane Souza, que representou a delegada Ana Nobre, do Conselho Regional de Contabilidade (CRC), e o secretário acadêmico da Faculdade, Paulo César Castro Xavier.

Os professores Sérgio David Ferreira Cruz, amigo da turma 2019.2, do curso de Administração, e Flávio José de Melo, amigo da turma 2019.2, do curso de Ciências Contábeis, precederam a entrada dos formandos e formandas com os seus respectivos padrinhos.

A oradora da turma de Administração foi a formanda Jaqueline Vieira Souza Pinheiro. O formando Jonas Batista dos Santos fez o requerimento da colação de grau e Vitor Dorazzio e Silva proferiu o juramento com os demais formandos. O Conselho Regional de Administração (CRA), representado pela profa. Cristiane Nunes dos Santos, entregou o diploma Mérito Acadêmico a Paulo Sérgio Nogueira Navarro pelo bom desempenho durante o curso de graduação.

A oradora da turma do curso de Ciências Contábeis foi a formanda Evenny de Carvalho Costa dos Santos. E a formanda Geane de Jesus Silva fez em nome de sua turma, o requerimento de colação de grau. Já o formando Agnaldo Deolindo Lima Júnior proferiu o juramento profissional. Pela excelência acadêmica durante o curso de Ciências Contábeis, o destaque mérito acadêmico foi concedido pelo CRC a Geane de Jesus Silva.

Durante o seu pronunciamento, a professora Cristiane Nunes dos Santos afirmou que “engana-se quem pensa que o ensino superior se faz somente de aulas, provas, atividades acadêmicas. Aqui dentro a vida pulsa intensamente. Temos pessoas, sonhos e muitas histórias aqui. Aprendemos sobre diferenças, sobre renúncias, sobre enfrentar os obstáculos e medos. Aprendemos a viver, aprendemos sobre pessoas, sobre fazer escolhas. E esse aprendizado somado ao aprendizado acadêmico, é capaz de tornar as organizações mais dinâmicas, mais humanas.”

Ela alerta que “estamos diante de um cenário de mudanças rápidas, profundas e importantes. Mudanças no mundo do trabalho, das profissões, mudanças tecnológicas, mudanças comportamentais, que nos obrigam diariamente a fazer escolhas em qualquer que seja o ambiente em que estejamos inseridos.”

E nessa linha de raciocínio, o paraninfo de Ciências Contábeis, Prof. Márcio Santos Barros, defendeu “O mercado de trabalho exige dinamismo e capacidade de conviver com diversos cenários. Novas tendências aparecem nas profissões com muita velocidade, fazendo com que a flexibilidade seja fundamental para apresentar um bom desempenho.”

O professor prosseguiu ainda com orientações aos novos bacharéis “Hoje, o contador não deve somente lidar com legislação e cálculos complexos. Ele precisa entender bastante de tecnologia e ter uma ampla visão do negócio do cliente; do contrário, ele será superado pela concorrência e perderá boas oportunidades de emprego.”

Empreendedorismo – O diretor Almir Milanesi destacou o empreendedorismo como uma cultura que instrumentaliza as atividades dos cursos de Administração e de Ciências Contábeis, além de orientar o projeto pedagógico dos demais cursos de graduação oferecidos pela instituição.  “A cultura empreendedora simboliza os princípios da administração moderna, com forte influência das inovações tecnológicas e de novas relações de trabalho”, afirmou.

Milanesi ressaltou que a teoria do empreendedorismo está inserida nos trabalhos interdisciplinares e nas atividades de extensão realizadas pela Faculdade, e ainda citou o serviço gratuito de orientação aos empreendedores, que funciona através do Núcleo de Consultoria Empresarial da instituição.

Publique seu comentário

WordPress Lightbox