secom bahia prefeitura ilheus pmi


Expansão do Coronavírus pode gerar ansiedade e criar clima de pânico na população

Psicólogo orienta que população busque informações confiáveis para saber se proteger e procure ajuda especializada caso perceba que está desenvolvendo comportamentos compulsivos ou medo excessivo
0
371

O crescimento dos casos de Coronavírus em todo mundo, inclusive no Brasil, tem deixado a população apreensiva. Esse clima de incerteza diante da pandemia pode afetar a saúde mental dos brasileiros. Para evitar o pânico, o psicólogo Ueliton Pereira, diretor técnico da clínica Holiste, orienta que a população busque informações de fontes seguras, como o Ministério da Saúde, para esclarecer a conduta adequada para esse cenário, evitando o desespero.

“Se manter bem informado é importante para se conscientizar e se prevenir, além de ser um cuidado com o outro. Contudo, temos que ficar atentos às fakes news, que podem aumentar o clima de insegurança. O clima de incerteza pode ampliar a ansiedade e gerar sentimentos de medo ou pânico; já quem está bem informado sabe como agir e se sente mais seguro, evitando atitudes desesperadas”, explica.

Diante desse cenário, é importante observar comportamentos que fujam da normalidade, como manias compulsivas, lavando as mãos excessivamente (além do que é recomendado pelas autoridades de saúde). “A propagação da doença pode fazer com que algumas pessoas desenvolvam comportamentos ansiosos, evitando contato com qualquer pessoa ou achando o tempo todo que vai ser infectado. Essas atitudes destoam da normalidade e devem ser evitadas. É importante se prevenir, mas com prudência nas ações para não aumentar a ansiedade e até mesmo desenvolver outros transtornos, como síndrome de pânico”, explica.

Nestes casos, a pessoa deve procurar ajuda especializada para falar sobre essas preocupações. Familiares e amigos também podem auxiliar nesse processo, notando comportamentos exagerados e indicando que busque um psicólogo ou terapeuta.

Além da ansiedade, a sensação de ameaça também pode desencadear outros sentimentos, como tristeza e medo, que também devem ser observados e tratados, já que os pensamentos negativos podem paralisar a pessoa, a colocando em risco e dificultando que elas consigam se proteger diante da pandemia. “Não adianta entrar em pânico e pensar no pior. Precisamos ter equilíbrio e cuidar da saúde mental para saber agir de forma assertiva caso seja necessário, tomando os cuidados para se prevenir e evitar a transmissão do vírus”, pontua.

Publique seu comentário

WordPress Lightbox