secom bahia prefeitura ilheus pmi


Coronavírus: infectologista esclarece dúvidas

0
362

A Secretaria de Comunicação Social da Prefeitura de Ilhéus conversou com o médico infectologista Gustavo Cunha, da Secretaria Municipal de Saúde (Sesau) para esclarecer as principais dúvidas da população quanto à infecção pelo novo coronavírus (Covid-19). De acordo com o especialista, a cidade não passa por um momento crítico, logo não há razão para pânico. Mas há motivos para todos permanecerem vigilantes. Confira a entrevista.

Qual a diferença entre a Covid-19 e os outros vírus?

Gustavo Cunha – Em alguns casos a Covid-19 causa síndrome respiratória grave, podendo levar a óbito. Lembrando também que tivemos o coronavírus-SARS, em 2002 e o coronavírus-MERS, em 2012 que também causaram muitas mortes.

Quais os sintomas da doença?

Gustavo Cunha – Basicamente os sintomas são: febre, tosse seca e desconforto respiratório. A pessoa também pode apresentar fadiga, dor de garganta, coriza, nariz entupido e até diarreia.

O que é o período de incubação?

Gustavo Cunha – É o tempo entre a infecção pelo vírus e o início dos sintomas da doença. O período dura de 2 a 14 dias, com uma média de 5 a 7 dias.

Como ocorre a transmissão?

Gustavo Cunha – A transmissão ocorre através do contato com superfícies contaminadas, onde o indivíduo pode colocar a mão e inadvertidamente passar nos olhos, nariz ou boca e acabar adquirindo o vírus. Outra forma de contágio se dá por meio de gotículas, quando a pessoa infectada fala, tosse ou espirra próximo a outras pessoas.

Como é feito o diagnóstico da Covid-19?

Gustavo Cunha – O diagnóstico do coronavírus atualmente está sendo feito por meio do exame chamando RT-PCR, que é a reação em cadeia da polimerase em tempo real. Na Bahia, as amostras de testes são encaminhadas ao Lacen [Laboratório Central de Saúde Pública].

Existe tratamento? O coronavírus tem cura?

Gustavo Cunha – Ainda não existe tratamento específico para o coronavírus. Mas os medicamentos usados são analgésicos, antitérmicos, antibióticos e antifúngicos, no caso de co-infecção por bactérias e fungos,  respectivamente e uma boa hidratação, além do repouso. A infecção pelo coronavírus é uma doença autolimitada.  Com isso a maioria dos sintomas pode desaparecer em uma semana.

Como se prevenir contra a Covid-19?

Gustavo Cunha – A prevenção é feita com a precaução do contato com superfícies contaminadas e também com a precaução de gotículas. Deve-se cobrir nariz e boca ao tossir ou espirrar. Também é importante manter a distância de pelo menos um metro entre uma pessoa e outra e fazer uso da máscara cirúrgica tanto para as pessoas que apresentarem sintomas respiratórios quanto para quem mantém contato próximo com caso suspeito. Além disso, lavar frequentemente as mãos com água e sabão ou usar álcool em gel com concentração de no mínimo 70% também são medidas eficazes de prevenção.

Como agir em caso de contaminação? Onde buscar atendimento?

Gustavo Cunha – No caso de suspeita de infecção pelo coronavírus a pessoa pode entrar em contato com a central de atendimento do setor de Vigilância Epidemiológica de Ilhéus. Os números disponibilizados são: (73) 99995-4010 / (73) 98862-6206 ou (73) 98126-8856.

Uma pessoa pode ser infectada duas vezes?

Gustavo Cunha – Existem vários tipos de coronavírus, logo uma pessoa pode ser infectada mais de uma vez. O vírus sofre mutações, por esse motivo pode causar doença na espécie humana.

Como funciona a prevenção contra o coronavírus para os profissionais da saúde?

Gustavo Cunha – No ambiente de saúde, a prevenção se dá mediante o uso de Equipamentos de Proteção Individual (EPIs), óculos e máscara de proteção, que nem sempre será a cirúrgica, podendo haver necessidade de utilizar a N95, recomendada quando há procedimentos com produção de aerossóis, além de luvas, aventais descartáveis, gorros e em algumas situações necessidade da utilização de propés. Lembrando sempre da importância da lavagem constante das mãos e uso do álcool em gel.

Qual o período de quarentena?

Gustavo Cunha – O período varia bastante, mas para o coronavírus corresponde a 14 dias. O termo é utilizado para os casos que requerem afastamento por risco de contaminação por parte de outras pessoas.

Mito ou verdade: o vírus sobrevive ao calor?

Gustavo Cunha – Os estudos mostram que o frio é mais favorável à transmissão do coronavírus. Outros estudos apontam que em torno de 27 a 30ºC de temperatura ambiente há redução significativa da transmissão da Covid-19. Ressalta-se, contudo, que em superfícies diferentes o vírus pode permanecer por mais ou menos tempo, por algumas horas ou até por nove dias.

A Central de Atendimento da Vigilância Epidemiológica de Ilhéus funciona diariamente, das 8h às 17h. O infectologista da rede municipal reforça a importância de toda a população adotar as medidas de precaução para evitar a infecção.

Secretaria de Comunicação  Social – Secom

Ilhéus – 21.03.2020

Publique seu comentário

WordPress Lightbox