secom bahia prefeitura ilheus pmi


Nota DCE / UESC: Covid-19 e adiamento da eleição para o diretório acadêmico

0
429
Estamos vivendo um momento de completa letargia, a dor e o desespero assolam a população mundial. A crise que afeta o mundo com a proliferação do novo Coronavírus (Covid-19) nos coloca em total estado de alerta. Seguindo as orientações da Organização Mundial de Saúde (OMS) e os órgãos de vigilância sanitária do país, e à luz dos Decretos Estaduais nº 19.528 e nº 19.529, de 16 de março de 2020, o Conselho Superior Universitário (CONSU), decidiu nessa sexta-feira, 20 de março de 2020, pela suspensão das atividades de ensino de graduação, pós-graduação e extensão, e ainda por reorientar o funcionamento da Universidade nesse período de crise. Diante dessa triste realidade, cabe ao movimento estudantil em todos os fóruns de atuação se adaptar à realidade imposta pela pandemia.
Nós, estudantes da Universidade Estadual de Santa Cruz e membros da Gestão Nós Por Nós, eleita em 2018 para representar o Diretório Central das e dos Estudantes (DCE Livre Carlos Marighella), viemos a público esclarecer os motivos da não realização da eleição para nova gestão do DCE.
Cabe ressaltar que as circunstâncias impostas pelo calendário acadêmico no último período, devido à greve docente e o processo de eleição para Reitoria, dificultou a convocação de um novo processo eleitoral. Em janeiro, convocamos o Conselho de Entidades de Base (COEB) para eleição da Comissão Eleitoral e prestação de contas do exercício 2019, mas por ausência de quórum, conforme prevê o estatuto do DCE UESC, não conseguimos realizar a reunião.
Em meio ao impasse, consensuamos naquele momento que um novo COEB seria convocado para a segunda semana de aulas do primeiro semestre de 2020, ou seja entre os dias 23 e 27 de março, após consultar todos os centros e diretórios acadêmicos ativos na Universidade. Porém, diante da RESOLUÇÃO CONSU N° 04/2020 não há outra solução a não ser o adiamento da eleição da nova gestão do DCE até que as atividades acadêmicas sejam normalizadas e o Conselho Superior de Ensino, Pesquisa e Extensão (CONSEPE) aprove um novo calendário.
Tendo em vista a crise instalada e a necessidade de representação estudantil nos espaços de formulação e deliberação, fazemos um chamado as conselheiras e conselheiros do CONSU e CONSEPE, as/os representantes dos departamentos e colegiados, e representantes dos centros e diretórios acadêmicos que, mesmo de forma remota, continuem à participar das discussões em suas respectivas instâncias de representação. Nós reafirmamos nosso compromisso e responsabilidade com o conjunto de estudantes dessa Universidade, assumido em ato público de posse da nossa gestão. Informamos que continuaremos participando e ocupando os fóruns de discussão, dentro e fora da UESC, até que tudo volte à sua normalidade.
Comitê Emergencial de Crise, instituído pela Reitoria, tem sido um importante espaço para assegurar a prevenção, controlar e conter riscos ou danos à saúde pública e, consequentemente, da saúde dos membros da comunidade que transitam no campus da UESC. Para nós esse é um fórum prioritário nesse momento, no qual temos colocado que não abriremos mão da continuidade do pagamento integral das bolsas e auxílios pagos atualmente pela Universidade, além disso vamos apresentar o mesmo pleito juntamente ao Governo do Estado e outras agências de fomento. Nossa luta continua todos os dias por uma permanência estudantil que atenda às nossas reais necessidades.
Vamos vencer o Coronavírus, não pelo pânico, mas pela prevenção!
GESTÃO NÓS POR NÓS

Publique seu comentário

WordPress Lightbox