secom bahia prefeitura ilheus pmi


Comitê emergencial da UFSB divulgou sétimo boletim semanal sobre epidemia do covid-19 no Sul da Bahia

0
409

O Comitê Emergencial de Crise da Pandemia de Covid-19 da UFSB publicou o sétimo boletim do Observatório da Epidemia do Novo Coronavírus no Sul da Bahia. A edição analisa os desenvolvimentos relativos ao período de 02 a 08 de maio de 2020 e abrange os territórios do Sul e Extremo Sul do estado. Em destaque na edição:

  • –>Análise do panorama semanal no Brasil e nos municípios do Sul e Extremo Sul;
  • –>Projeções de tendências para a região, incluindo estimativas nos cenários com e sem supressão de fluxo de pessoas;
  • –>Mapeamento de iniciativas institucionais,
    • O projeto  de extensão “Fitoprodutos na valoração econômica da Cabruca“, originalmente voltado para capacitar agricultoras familiares na prospecção de óleos essenciais e e extratos padronizados oriundos da cabruca para fabricação de cosméticos, itens de higiene e fitoterápicos. A equipe do projeto reorientou suas ações para elaborar álcool em gel, sabonetes e soluções antissépticas para apoiar o combate ao novo coronavírus, sob coordenação da professora Jannaina Velasques da Costa Pinto e do professor Emerson Machado.
    • Outra iniciativa apresentada é o “Plantão Psicológico Online”, projeto coordenado pela professora Gabriela Andrade da Silva (Centro de Formação em Ciências da Saúde) e desenvolvido em parceria com a Universidade Federal do ABC (UFABC) e o Instituto Federal de São Paulo (IFSP) que oferece atendimento pontual mediante emergência psicológica. Para receber o atendimento, é preciso se cadastrar via formulário eletrônico.
    • Na próxima quarta-feira (13/05) acontece a primeira edição da série de diálogos internacionais online sobre o enfrentamento da pandemia. O evento terá como tema “Saúde Indígena na América Latina em tempos de COVID-19” e contará com a participação de Sebastian Medina (médico e antropólogo chileno), Luciane Ouriques (sanitarista e antropóloga) e Daniel Iberê (liderança Guarani Mbya e doutorando da Universidade de Brasília). A organização é do Grupo de Pesquisa Saúde Coletiva, Epistemologias do Sul e Interculturalidades, coordenado pela professora Raquel Siqueira da Silva e pelo professor Márcio Florentino Pereira (Centro de Formação em Ciências da Saúde), e pela Rede Sul-Sul. Interessados podem participar do evento, que inicia a partir das 14h, pelo link: meet.google.com/wnh-ovba-eoc.
  • –>Recomendações de prevenção, nesta edição tratando do uso, higienização e conservação de máscaras de pano.

Documento relacionado

Boletim nº 07 do Observatório da Epidemia do Novo Coronavírus no Sul da Bahia (11/05/2020)

Publique seu comentário

WordPress Lightbox