secom bahia prefeitura ilheus pmi


Rodrigo Cardoso diverge de autorização para abertura de templos religiosos

0
357

O presidente do Sindicato dos Bancário de Ilhéus, Rodrigo Cardoso, tece críticas sobre a autorização de reabertura do comércio no município

Rodrigo Cardoso critica autorização para abertura de templos religiosos, em meio ao crescimento de casos do covid-19

Prefeito autorizou a abertura de templos religiosos e a celebração de cultos, de acordo com determinadas regras, a partir desse sábado, 30 de maio.

Isso numa semana considerada tão decisiva para o combate ao aumento dos casos de Covid-19, segundo o governador Rui Costa, que foram tomadas medidas como a antecipação de feriados estaduais e municipais, e o aumento da restrição do funcionamento de atividades consideradas não-essenciais em cidades com maior número de casos, como Ilhéus, a terceira no estado.

Pergunta inevitável de muitos: e pq não abrir o comércio com o mesmo nível de restrições e com mais argumentos?

Me questiono se a equipe da Secretaria de Saúde concordou com essa medida, pois não parece ter sido uma decisão técnica, mas meramente política, talvez até eleitoral. E equivocada, pois vai gerar um grande aumento da pressão dos comerciantes. Também vai ceder por questões político-eleitorais?

E, de pronto, considero a reivindicação dos comerciantes mais justa, tendo em vista as dificuldades que todos, principalmente os pequenos, estão vivendo, agravadas pela demora na ajuda a esse setor por parte do Governo Federal, único com capacidade e atribuições institucionais para fazê-lo. Mas nesse momento seria um desastre do ponto-de-vista do combate à proliferação da PANDEMIA, de acordo com os técnicos, pois iria na direção contrária ao necessário isolamento social.

Preferiria ver o Poder Público municipal estimulando as pessoas a ficarem em casa e tomando medidas para diminuir o sofrimento do povo, como garantir uma forma segura para as pessoas que moram longe do centro se locomoverem para acessar os serviços essenciais; e preservar renda, empregos e empresas, como, por exemplo, construindo e/ou apoiando e divulgando uma grande plataforma de comércio eletrônico local.

Não é hora de ceder às pressões, por mais justas que sejam, apenas para auferir dividendos eleitorais. O combate à proliferação do covid-19 e a consequente preservação da vida e da saúde das pessoas deve estar em primeiro lugar, e isso só será possível, nesse momento, aumentando e não diminuindo o isolamento social.

Publique seu comentário

WordPress Lightbox