secom bahia prefeitura ilheus pmi


Prefeito de Ilhéus entrega novo Posto de Saúde em Olivença

0
676

O Prefeito Mário Alexandre entregou para a comunidade de Olivença, na tarde desta sexta-feira (14), o novo Posto de Saúde que foi construído na localidade para ampliar o atendimento ambulatorial em Ilhéus. Com as obras concluídas esta semana, o equipamento é fruto do planejamento da gestão municipal para a ampliação da cobertura da Atenção Básica de Ilhéus, que de 8% em 2017, já passa de 56% até o presente momento, com a entrega de mais essa unidade de saúde. A meta é que até o final de 2020, a cobertura do serviço de atendimento ambulatorial alcance a marca de 70% na cidade.

“O sentimento é de dever cumprido, reflexo de muito trabalho que tem sido realizado incansavelmente nos últimos 3 anos e meio. Esse é o quinto posto de saúde que construímos em três anos e meio, por meio do esforço e trabalho das nossas equipes para devolver à população aquilo que é direito: o acesso à saúde. Esse novo equipamento vai melhorar o atendimento para o nosso povo, da comunidade e região de Olivença com o investimento que temos feito na Atenção Básica, onde Ilhéus era uma das piores cidades da Bahia e que hoje se torna uma das principais do Estado na assistência e cobertura. Sabemos que há muito o que se fazer ainda para o bem da nossa cidade e do nosso povo. Vamos continuar trabalhando firmes para que a reconstrução de Ilhéus continue acontecendo, proporcionando dignidade em todos os setores e mais saúde para o ilheense”, destacou o Prefeito Mário Alexandre.

Situada na via estadual da BA-001 de Olivença e com funcionamento de segunda à sexta-feira, das 7h às 16h, a nova unidade vai beneficiar além de Olivença, as comunidades de Cururupe, Acuípe, Sapucaeira, Santaninha e Cascalheira. Serão ofertados atendimentos médico, de enfermagem e odontológico; aferição de pressão, de altura e peso; realização de exame de preventivo; testes glicêmicos; teste do pezinho; Programa Hiperdia (acompanhamento de pacientes hipertensos e diabéticos) e Saúde da Mulher; serviços na sala de curativo; vacinação; referência e contrarreferência; pré-natal; acompanhamento do crescimento e desenvolvimento infantojuvenil (CD); marcação de exames; farmácia e administração de medicação.

Com investimentos na ordem de R$ 469.011,29, a obra foi executada pela empresa VC Consultoria Técnica com a supervisão da Secretaria Municipal de Infraestrutura e Defesa Civil (Seinfra), recursos provenientes das transferências Fundo a Fundo da Secretaria de Saúde do Estado da Bahia (Sesab) repassados à Secretaria Municipal de Saúde.

A nova unidade de saúde compõe ambientes como sala de espera, recepção, sala de vacinação, salas para medicamentos, curativos, consultório médico, sala de enfermagem, consultório odontológico, sala de administração, Central de Material Esterilizado (CME), CME de Expurgo, sala de reunião, copa, 6 sanitários, depósito de lixo infectante, depósito de lixo não infectante e Depósito de Material de Limpeza (DML).

Nos últimos três anos foram construídas e reformadas 12 unidades de saúde: Olivença; Euler Ázaro, no Teotônio Vilela; Iguape; Hernani Sá, Nelson Costa; Basílio; Banco do Pedro; Vila Cachoeira; Unidade de Pronto Atendimento (UPA), na Conquista; Sarah Kubitschek, no Malhado, Joaquim Sampaio, na Avenida Princesa Isabel e Avenida Esperança. Os postos do Banco da Vitória, São José e Teotônio Vilela estão com obras em andamento.

Publique seu comentário

WordPress Lightbox